Opinião
Diário Famalicense
INFORMAÇÃO – Não é fácil obter informação da Câmara sobre documentos de interesse público. Pedi uma cópia do contrato de cedência que permitiu construir o Tribunal Judicial no sítio onde se encontra para o apreciar e comentar, mas ainda não o obtive. O mesmo sucede com outros pedidos de informação. Insistirei.
ASSEMBLEIA MUNICIPAL – Pedi endereço eletrónico dos grupos municipais da Assembleia Municipal, mas não existem. Aguardo o envio do nome e do endereço dos respetivos líderes.
ESMERIZ E CABEÇUDOS – A imprensa local (o OP com destaque) noticiava na semana passada que há um movimento para a separação destas duas freguesias, o que bem se compreende. A Lei n.º 39/2021, de 24 de junho, exige um mínimo de 750 eleitores para que exista uma freguesia nos municípios mais densamente povoados como é o nosso. Ora, já em 2013, Esmeriz tinha 1990 eleitores e Cabeçudos 1066, bem acima do mínimo. As freguesias devem ser respeitadas na sua identidade e na sua autonomia. Acresce que a proximidade, que é uma das suas características maiores, é prejudicada com uniões indesejadas. Temos várias uniões injustificadas no concelho.
CRUZ – SÃO TIAGO – A freguesia de Cruz mantém a boa tradição de fazer a festa em honra de São Tiago, seu padroeiro, no próprio dia (25 de julho). É uma das romarias mais típicas do concelho e desejamos que assim se mantenha. A procissão e o concerto de duas bandas são momentos altos da tarde e noite do dia 25.
BLOG – Quem pretender seguir o que temos escrito sobre a cidade e o nosso concelho pode consultar a net. Basta meter António Cândido de Oliveira blogspot.com e na secção “Notícias de Famalicão” encontrará textos de vários anos. Pode também contactar através do email acmoliveira2011@gmail.com.
- Famalicãohá 5 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 2 dias
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 5 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno