Famalicão
Famalicão já capturou 5.600 vespas asiáticas desde março
Nos últimos seis meses, o serviço de proteção civil da Câmara de Famalicão já capturou 5.600 vespas velutinas, vulgarmente conhecidas como vespas asiáticas.
O número é avançado, este sábado, pelo Município de Famalicão, que conclui que os novos métodos de prevenção e controlo da propagação das vespas velutinas, “têm surtido importantes efeitos no combate a esta espécie exótica invasora no concelho”.
“Graças à instalação das três centenas de armadilhas seletivas e atrativos alimentares por todo o território famalicense, em março deste ano, – algumas das quais, entregues a apicultores locais -, foram capturadas mais de 5600 vespas velutinas, prevenindo assim o surgimento de novos ninhos da espécie”, adianta a autarquia.
Recorde-se que, para além deste método, em outubro de 2021 foi adotada uma nova estratégia de extermínio de ninhos de vespa asiática, que consiste na sua destruição por inoculação de uma solução composta por um atrativo para vespas velutinas.
Segundo o Município, este é um sistema mais eficaz do que a destruição por incineração porque permite o extermínio de uma quantidade muito superior à verificada pelo método antigo, que era apenas exequível durante o período noturno e em ninhos em baixa altitude.
Refira-se que os munícipes podem sinalizar a existência de um ninho de vespa velutina, contactando os serviços de Proteção Civil, através do telefone 252317336 ou email protecaocivil@famalicao.pt, ou entrando em contacto com a respetiva Junta de Freguesia. Também é possível sinalizar os ninhos de vespas na plataforma https://stopvespa.icnf.pt.
- Culturahá 5 dias
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicãohá 2 dias
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia
- Culturahá 1 semana
Cineclube exibe “Terra Queimada” na Casa das Artes
- Famalicãohá 4 dias
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento