Siga-nos nas redes

Famalicão

Alunos da Camilo sensibilizam para o consumo de água da torneira

Publicado

em

O Dia Nacional da Água celebrou-se a 1 de outubro e o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) não quis deixar passara a data em branco e apresentou, no dia 3 de outubro, as conclusões do inquérito sobre os hábitos de consumo para beber da água da rede pública no território, bem como o jarro de água desenvolvido no contexto do projeto” bIN, Be part of the solution! “em parceria com a Fundação Castro Alves.

A sessão contou com a presença do vereador do Ambiente, Hélder Pereira, do diretor do Agrupamento. Carlos Teixeira, e de. Ana Silva, do Gabinete de Sensibilização Ambiental, da Câmara Municipal de Famalicão.

O inquérito foi realizado online tendo obtido 1683 respostas. Na apresentação dos resultados, os alunos chamaram a atenção dos presentes para o facto da água da rede pública, no concelho de Famalicão, ser segura e de excelente qualidade.

Mesmo assim, foram apontadas pelos inquiridos múltiplas razões para beber, preferencialmente, água engarrafada, nomeadamente fatores subjetivos, como a perceção de maior segurança, a falta de confiança na qualidade da água da rede pública, o sabor e o odor, realçando os alunos a importância do marketing das empresas que produzem e comercializam este produto nos hábitos e comportamentos dos consumidores.

Sendo, em média, o consumo de água engarrafada responsável por uma produção de resíduos plásticos que podem atingir as 25 mil toneladas anuais, os alunos alertaram os presentes para a importância de se desmistificar o consumo da água da torneira e promover o seu consumo, através de uma comunicação mais eficaz e próxima dos consumidores.

Na sua intervenção, o vereador do Ambiente referiu que é sempre importante lembrar que o nosso planeta é composto por 70% de água, mas que apenas 1% desta é potável. “O município disponibiliza água de extrema qualidade a um custo 300 vezes inferior ao da água engarrafada, sempre disponível nas torneiras das nossas casas e sem produzir resíduos.”, acrescentou Hélder Pereira.

Por fim, o responsável autárquico lançou um apelo aos famalicenses, enfatizando que “a escolha é fácil, mas depende de cada um de nós!”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos