Cultura
Famalicão: ministro da Cultura visitou nova companhia de dança sediada no concelho
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, esteve esta terça-feira em Famalicão onde ficou a conhecer o novo projeto artístico da companhia de dança Intranzyt CIA, no âmbito do percurso “Cultura Urbana”, inserido no roteiro “Cultura que Somos”.
Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, o responsável governamental, citado num anota enviada pela autarquia, disse que encontrou em Famalicão uma “entidade emergente, com uma linguagem inovadora, sediada numa autarquia que está a fazer a diferença” em termos de política cultural.
A Intranzyt é uma companhia de dança contemporânea de repertório de âmbito nacional e internacional, com direção artística de Cristina Pereira e Vasco Macide. Esta companhia está sediada em Famalicão e conta com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal, trabalhando em estreita colaboração com a Casa das Artes e acolhendo um vasto grupo de artistas e entidades.
A companhia recebe todos os anos um conjunto de bailarinos pré-profissionais, dando-lhes a oportunidade de desenvolverem e aperfeiçoarem as suas competências técnicas e artísticas, participando em todas as atividades da companhia; aulas e workshops, ensaios e espetáculos, laboratórios criativos e ou de produção. Tem neste momento um elenco de grande qualidade técnica e artística, formado por bailarinos, nacionais e estrangeiros, entre os 19 e os 25 anos.
A escolha de Famalicão para sede do projeto é explicada por Vasco Macide da Direção Artística da companhia pela pronta disponibilidade de Famalicão em acolher o projeto e pela “centralidade geográfica e artística” que o território tem.
A Intranzyt integra a Rede Sobre o Palco que integra um conjunto de 18 entidades artísticas profissionais e semiprofissionais que estão sedeadas em Famalicão.
- Famalicãohá 1 semana
Lions de Famalicão assinala Dia Mundial da Diabetes
- Famalicãohá 3 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 10 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão