ESPECIAL
Famalicão, o Lugar do Natal, multiplica iniciativas para chamar pessoas à cidade
Até 8 de janeiro o centro da cidade de Famalicão está transformado no “Lugar de Natal”. Luz, música, o espetáculo multimédia, uma pista de gelo, o carrossel, o circo, a Cabana Solidária e um Mercado de Natal. São estes os principais elementos que materializam a campanha desenvolvida para celebrar a quadra natalícia na cidade.
A Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) são as promotoras da campanha de Natal 2022, que começa esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, e termina a 8 de janeiro.
Tal como sublinhou o presidente da Câmara Municipal, trata-se de um programa ambicioso, que pretende destacar o renovado centro urbano, com a construção de uma Aldeia Natal que junta a Praça D. Maria II, a Praça 9 de Abril e o Parque da Juventude.
“Tudo aquilo que já se vai passar de novo neste Natal é pelo facto de termos um centro renovado”. Assim, Mário Passos considera que com a programação e o ambiente que se espera sentir no coração da cidade, “Famalicão ficará muito atrativo”.
Para o edil, esta equação só pode resultar em mais pessoas a fazer compras e a frequentar o núcleo urbano. “Não tenho nenhuma dúvida que mesmo pessoas externas a Famalicão venham cá. Com isso, ganham os famalicenses e o comércio tradicional”.
Mário Passos frisou que o programa foi desenvolvido “numa parceria muito profícua com a ACIF, numa articulação constante”. O objetivo era chegar a um programa interessante para os famalicenses e para os comerciantes, “que têm um papel fundamental, no âmbito desta aldeia que queremos construir em Famalicão e, no tempo, consolidar-se”. “Foi a pensar neles e com eles que desenvolvemos este programa”, acrescentou o autarca.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão seguiu a mesma linha e falou num programa criativo e diferenciado que vai ajudar, está convicto, os comerciantes da cidade.
“Não tenho dúvidas que este programa vai trazer mais pessoas a Famalicão”, disse Fernando Xavier Ferreira, que defendeu que é necessário atrair mais população dos concelhos limítrofes. “Para os atrair tem que haver um incentivo, incentivo esse que passa pelo programa cultural, pela iluminação e, naturalmente, pelo renovado centro urbano”.
O presidente da ACIF elogiou ainda o esforço que a autarquia está a fazer em termos de investimento na iluminação, comparativamente com os anos anteriores.
Com um carisma associado ao Natal, Famalicão tem ganho balanço nesta altura do ano, em que a associação que representa os comerciantes tem duas grandes preocupações: “uma é com o comércio local, mas tem também uma preocupação mais social e mais integrada. Enquanto ACIF trabalhamos para os nossos associados, mas quando temos um apoio público trabalhamos para os famalicenses”, sublinhou Xavier Ferreira.
Iniciativas multiplicam-se
A partir desta quinta-feira, dia 1 de dezembro as cores natalícias voltam a iluminar a noite e a música da época a animar a cidade criando uma atmosfera festiva. A iluminação natalícia abrange as principais ruas da cidade, assim como as vilas de Ribeirão, Joane e Riba d’Ave e inclui também o Espetáculo de Multimédia, na Praça D. Maria II.
Este ano, a iluminação vai chegar a mais 12 ruas da cidade, mas na apresentação do programa, o presidente da Câmara Municipal lembrou que mesmo com este aumento de ruas iluminadas, a autarquia estima uma poupança de 12% em relação ao ano anterior com a redução do horário da iluminação e com o recurso à tecnologia LED.
O edil acrescentou ainda que, com o tempo, a intenção é chegar mais longe e a mais ruas.
O Mercado de Natal volta a ser outra das grandes apostas do município, com uma zona de Street Food e outra para a venda de artesanato e produtos tradicionais.
Enquanto isso, entre 11 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária apela ao espírito natalício dos famalicenses, na Praça 9 de abril. A chegada do Pai Natal está marcada para a tarde do dia 11 de dezembro.
A pista de gelo, o circo, o comboio e o carrossel também voltam a animar miúdos e graúdos. A Câmara Municipal vai distribuir gratuitamente 10 mil bilhetes para o circo e 5 mil para a pista de gelo pelas crianças do concelho. A ACIF reserva as manhãs do carrossel e do comboio para as instituições de ensino e de apoio à terceira idade do concelho.
A juntar a todas estas atividades há um programa cultural e recreativo diário com vários eventos que apelam ao convívio dos famalicenses, como a S. Silvestre de Famalicão, na noite de 23 de dezembro; o Famalicão Porto de Encontro, entre os dias 12 e 31 de dezembro: os concertos de Natal, com destaque para os espetáculos “Comunidades em Coro”; animação de rua, showcooking, entre outras iniciativas.
Programa disponível para consulta em www.famalicao.pt.
- Famalicãohá 14 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”