Famalicão
Museu da Indústria Têxtil vai mudar-se para a antiga fábrica Sampaio Ferreira de Riba d’Ave
O Município de Famalicão vai comprar uma parte da antiga fábrica Sampaio Ferreira, de Riba d’Ave, para aí instalar o Museu da Indústria Têxtil da bacia do Ave (MIT).
A proposta de aquisição do espaço foi aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo camarário. No total, a autarquia vai adquirir uma fração de quase 4 mil metros quadrados e um logradouro de 1235 metros quadrados, pelo valor de 354.500 euros.
No final da reunião, em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia, Mário Passos, sustentou que esta decisão vem colocar o MIT “onde deveria estar, no berço da indústria têxtil, ou seja, em Riba d’Ave, onde surgiram as primeiras algodoeiras no final do século XIX”.
A fábrica Sampaio Ferreira, em Riba de Ave, foi uma das primeiras unidades fabris do Vale do Ave construída pelo empresário Narciso Ferreira e implantada numa área de cerca de 35 mil metros quadrados.
Mário Passos diz que a intenção da autarquia é transferir o museu, “tão breve quanto possível” para as instalações em Riba d’Ave, que sofrerão algumas obras de recuperação e adaptação. Atualmente. o MIT está localizado em Calendário, em instalações alugadas mensalmente pelo valor de 7.500 euros.
Segundo edil, essa transferência poderá acontecer dentro de alguns meses, mas depois a intenção do Município é realizar um projeto definitivo para o MIT, transformando-o “num museu de nova geração, com muitos espaços de apoio, aproveitando, assim, o espaço que teremos aos nosso dispor e que será muito maior que o atual”. Esse projeto será também sujeito a uma candidatura a fundos comunitários.
- Famalicãohá 4 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 17 horas
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes
- Famalicãohá 1 semana
Lions de Famalicão assinala Dia Mundial da Diabetes
- Famalicãohá 4 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”