Cultura
Nuno Lopes e Rodrigo Santoro homenageados no Ymotion 2020
O ator brasileiro Rodrigo Santoro, e o ator português Nuno Lopes são os grandes homenageados da sexta edição do Ymotion, o Festival de Cinema Jovem promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, que este ano vai contar com 45 curtas-metragens em competição, depois de ter recebido o número recorde de 183 candidaturas.
Os trabalhos selecionados para a competição serão agora apreciados e avaliados pelo júri do festival, que este ano decidiu atribuir a habitual homenagem que marca a sessão de encerramento do Ymotion ao ator brasileiro Rodrigo Santoro, “pelo seu percurso e pela forma como inspira jovens atores
em todo o mundo”, e atribuir – pela primeira vez na história do festival – o Prémio Carreira ao ator português Nuno Lopes, “um dos talentos portugueses mais conceituados nacional e internacionalmente, com uma vasta carreira em cinema, teatro e televisão”.
A gala final do Ymotion está marcada para o dia 7 de novembro, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, encerrando uma semana que arranca no dia 2 de novembro com exibições e sessões competitivas e que ficará marcada pela organização de uma Mostra do Novíssimo Cinema Português, comissariada por Rui Pedro Tendinha, pela exibição das primeiras imagens do filme “Bem Bom”, de Patrícia Sequeira, e ainda por uma conversa com o ator português Diogo Morgado.
Recorde-se que o júri do Ymotion é composto por Tiago R. Santos, argumentista e critico de cinema, pela realizadora Luísa Sequeira, pelo jornalista da RTP e Antena 1, Tiago Fernando Alves, pela diretora de casting Patrícia Vasconcelos, pelo jornalista do Público Samuel Silva, e pelo realizador Pedro Cabeleira, vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida da última edição do Ymotion.
Ao todo serão então oito os prémios atribuídos pelo festival, com natural destaque para o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, que será entregue à melhor curta a concurso.
Serão ainda entregues prémios nas categorias de “Prémio Escolas Secundárias” e “Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, de “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros, e prémios para “Melhor Representação”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.
Promovido desde 2015 pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, o Ymotion volta assim a distinguir as melhores curtas-metragens produzidas por jovens com idades compreendidas entre os 12 os 35 anos.
Mais informações sobre o festival em www.ymotion.org
- Famalicãohá 13 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”