Famalicão
Igreja do Louro recebe obras de reabilitação orçadas em 230 mil euros
A igreja paroquial do Louro está a beneficiar de obras de reabilitação orçadas em 230 mil euros, que abrangem a reabilitação de todo o exterior do edifício.
Em declarações ao programa “Lés a Lés Famalicão” da FamaTV, o pároco do Louro, Nuno Monteiro, explicou que esta intervenção era uma necessidade emergente, dado que a igreja tem mais de 50 anos e “ao longo deste tempo nunca sofreu grandes alterações ou obras de fundo”.
“Há seis anos que estávamos a pensar em avançar com esta obra, a dificuldade foi encontrarmos empreiteiros que pudessem tomar conta da mesma, dada a conjuntura que vivemos”, adiantou ainda o sacerdote, satisfeito por, finalmente, terem “conseguido adjudicar a obra a dar resposta a uma necessidade, que é de toda a comunidade”.
A igreja do Louro, juntamente com o centro pastoral e a residência paroquial, localiza-se numa área central da freguesia, face à Estrada Nacional 204. Por isso, o padre Nuno considera que se trata de “uma obra grandiosa, não só pela importância arquitetónica que a igreja tem, como pelo facto de ser o coração desta terra”.
Nesta primeira fase, a intervenção incide sobre o exterior, concretamente toda a substituição do telhado e dos rufos, pintura das paredes e tratamento das pedras. “É uma obra grande com um custo avultado, da qual a comunidade foi convidada a comparticipar à medida das suas possibilidades. Contamos também com a ajuda das empresas e de amigos da paróquia”, adianta o pároco, que espera que a empreitada fique concluída até ao próximo mês de julho. Para uma fase posterior, ainda sem data para avançar, fica a requalificação do interior da igreja. “Também necessita de ser intervencionado e já estamos a planear essa obra para uma segunda fase, com pintura das paredes, substituição dos caixotões do teto e tratamento das madeiras dando-lhe o brilho que merecem”, conclui o pároco do Louro.
- Famalicãohá 15 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”