Famalicão
Ribeirão: Rúben Gomes aposta no ambiente, economia, apoios sociais e rede viária
Ambiente, economia, apoio social e a rede viária são as áreas que se destacam no programa eleitoral da candidatura de Rúben Gomes à presidência da Junta de Freguesia de Ribeirão pelo Partido Socialista (PS), nas eleições intercalares marcadas para 11 de junho.
“A escolha é entre o passado e o futuro. Eu sou o candidato do futuro. Sou o candidato que está em melhores condições para unir a vila”, afirma o candidato, acrescentando que tem “um programa de trabalho muito completo, centrado no bem-estar de todas as pessoas” e “uma equipa unida e mobilizada para transformar os nossos projetos em realidade”.
Rúben Gomes, que é o atual presidente do Ribeirão Futebol Clube, apresenta um programa eleitoral dividido em oito áreas de ação, que tem como título “60 soluções para Ribeirão – uma estratégia para o desenvolvimento da vila”.
“É um programa muito completo, que resulta de necessidades apontadas pela população. Ouvimos todos nos setores da sociedade”, afirma Rúben Gomes.
No capítulo da rede viária, o programa aponta diversas novas vias: ligação de Aldeia Nova e Salgueirinhos à Zona Industrial Sam; ligação do Xisto a Outeirinho, Boucinhas e Aldeia Nova; acesso entre Aldeia Nova e a estrada Famalicão-Póvoa de Varzim pelo Moinho do Vento; novas acessibilidades a Ferreiros; e ligação da Rua de Santa Maria à Avenida da Indústria.
Rúben Gomes assume ainda o compromisso de “pugnar pela criação de uma via de acesso entre a Zona Industrial de Sam e a nova variante à Estrada Nacional 14”.
No capítulo da ação social, Rúben Gomes assume a criação de um vale natalidade no valor de 500 euros, por cada recém-nascido residente em Ribeirão, que terá de ser utilizado no comércio e nos serviços da vila”. A criação da Universidade Sénior de Ribeirão com recurso ao voluntariado, a abertura de uma Loja Social e o programa “Ribeirão Solidário”, para apoiar as pessoas idosas e pessoas com deficiência, são outras medidas.
No capítulo da economia, Rúben Gomes propõe-se criar o Mercado de Produtos Biológicos de Ribeirão, destinado a produtores agrícolas ribeirenses, e a Associação Empresarial e Comercial de Ribeirão “como fórum de apoio às empresas e à promoção das atividades económicas da vila”.
O programa de ação inclui também a criação do Conselho Associativo Ribeirense, “que integre representantes de associações e outras instituições da vila com o objetivo de promover intercâmbios e parcerias e elaborar uma agenda de eventos culturais, desportivos e sociais comum”.
Para os mais novos, o candidato do PS aposta na criação de “um Orçamento Participativo Jovem para projetos de interesse da comunidade até um montante anual de 25 mil euros, e a
criação de uma Bolsa de Mérito para os melhores alunos.
No capítulo da segurança, Rúben Gomes pretende trabalhar, “em conjunto com a Câmara Municipal”, tendo em vista “a criação de um posto avançado da Polícia Municipal ou outra solução envolvendo outra força de segurança”.
Rúben Gomes anuncia também a criação do programa “Ribeirão Mais Verde”, contemplando a plantação de árvores e a criação de “um horto de plantas e flores da freguesia para embelezar e valorizar os espaços verdes”.
O programa do PS quer ainda um passadiço nas margens do rio Veirão com ligação ao rio Ave” e o alargamento do Parque Lazer do Rio Veirão.
- Sociedadehá 3 dias
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes
- Famalicãohá 6 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 3 dias
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 5 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno