Famalicão
OPINIÃO PÚBLICA, 32 anos de futuro
O jornal OPINIÃO PÚBLICA (OP) celebra, neste mês de julho, mais um aniversário. E já conta 32 anos, que se pautam de grande resiliência, conquistas, visão, lutas e muitos avanços.
Desde 1991, ano da sua criação, que o este meio de comunicação social impresso não falha e são já 1618 edições com as noticias que fazem a história de mais de três décadas do concelho de Famalicão.
A história começa assim e fazemos questão de a contar em cada aniversário. Mas muitas coisas mudaram ao longo dos mais de 30 anos. No início, as notícias eram redigidas na máquina de escrever, as máquinas fotográficas tinham rolo e era necessário esperar pela revelação para que se percebesse, efetivamente, se as fotos tinham saído bem e se era possível publicá-las. As páginas do jornal, depois de paginadas, eram impressas em fotolitos, que eram, depois, entregues na gráfica para que, assim fossem impressas e o jornal saísse para as bancas. Não havia internet, nem telemóveis, nem sequer computadores.
Mas, o mundo mudou e com ele o jornalismo e a forma como a informação se apresenta sofreu uma mudança radical.
Nunca deixando de seguir as linhas que estiveram na sua génese, e a forma frontal de publicar Famalicão, o OP teve que mudar também e adaptar-se, enfrentando muitas provações e tempestades. Mas, passados 32 anos, estamos cá.
Desde o primeiro minuto, o OP, como semanário, veio revolucionar o contacto dos famalicenses com a atualidade, não só do próprio concelho, como toda a região envolvente do Vale do Ave.
Hoje em dia, o fluxo de noticias é enorme e a forma como se faz jornalismo transformou-se. Por isso, a tarefa de selecionar quais as que mais interessam aos nossos leitores é cada vez mais árdua. O meio digital permite-nos chegar ao leitor com uma noticia em questão de segundos e, o que pode inicialmente ser um mundo de vantagens, nem sempre o é.
A competitividade que existe em dar as noticias de “última hora” em “primeira mão” deixa, muitas vezes, de lado o rigor que o jornalismo exige. Todos os dias tiramos proveito do imediatismo que a era digital nos proporciona, mas jamais esquecemos os valores de seriedade, respeito, rigor e exatidão, o que de resto, caracteriza o OP.
O presente oferece-nos um variado conjunto de soluções que nos permitem agilizar o nosso papel enquanto meio de comunicação. Acompanhamos e evoluímos com as novas gerações. E é por este motivo que e o site e a rede social do OPINIÃO PÚBLICA surgiu e ganhou força, para termos a oportunidade de informar em todos os formatos e chegar a todos aqueles que se interessam pelo trabalho que desenvolvemos.
Apesar disso, não esquecemos o passado. O início do que se viria a tornar um grande projeto.
E o futuro? Quando olhamos para a frente, vemos um futuro risonho e com grande expetativa. Uma coisa é certa. Continuaremos a cumprir a missão idealizada inicialmente: levar a informação pertinente até aos leitores, promover as notícias do concelho, trazer a público tudo o que de bom acontece na nossa região e, sobretudo, dar destaque e visibilidade aos atores que fazem desta terra tão promissora.
Em mais um aniversário não podemos deixar de agradecer toda a confiança depositada em nós, na nossa redação, nos nossos profissionais que trabalham todos os dias para que o jornalismo de proximidade continue com cada vez mais força, apesar dos desafios que surgem pelo caminho.
Venha o próximo!
- Famalicãohá 2 dias
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 4 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Famalicãohá 1 dia
Assembleia Municipal de Famalicão celebra o 25 de Novembro na próxima segunda-feira