Famalicão
Oliveira S. Mateus: Câmara vai adquirir 11 casas para reabilitar e arrendar a preços acessíveis
A Câmara de Famalicão aprovou, esta quinta-feira, a aquisição e um conjunto de 11 casas, na freguesia de Oliveira S. Mateus, para reabilitar e colocar no mercado ao abrigo do programa 1º Direito, de apoio e acesso à habitação.
Trata-se de um prédio misto situado no lugar do Quinteiro, composto por 11 casas degradas, que a autarquia vai adquirir por 315 mil euros. Depois de celebrada a escritura, será iniciado o processo de reconstrução das habitações por forma a disponibiliza-las com rendas a preços acessíveis a agregados familiares carenciados. já sinalizados pelos serviços municipais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
“É mais uma dimensão que estamos a explorar, no âmbito do 1º Direito, para conseguirmos mais habitação para os famalicenses”, sublinhou o presidente da autarquia, Mário Passos, em declarações aos jornalistas, no final da reunião de Câmara.
O edil lembrou que esta medida junta-se a outras já tomadas, nomeadamente uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) de imóveis lançada em março deste ano para a compra de 79 imóveis destinados a arrendamento, pelo valor de 10,5 milhões de euros.
Questionado sobre se já havia resultados desta operação, Mário Passos realçou que já foi possível perceber que o mercado não tem habitações prontas a habitar para vender. “Dos 79 imóveis que pretendemos adquirir, 70 seriam ainda para contruir e nove já construídas e prontas a habitar, mas em relação a estas últimas não tivemos oferta. Porém, também verificamos que há disponibilidade de promotores em vender habitações a construir”, adiantou.
Um aspeto que o autarca considera positivo da parte do mercado e, por isso, anunciou que, em breve, o Município vai lançar “uma segunda OPA para adquirir casas a construir”.
- Famalicãohá 1 semana
Lions de Famalicão assinala Dia Mundial da Diabetes
- Famalicãohá 4 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 12 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão