Famalicão
Famalicão assinala Semana Europeia de Prevenção de Resíduos
A partir deste sábado, 18 de novembro, e até dia 26, Famalicão vai assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, promovida desde 2012 pela Comissão Europeia.
A iniciativa será lembrada com três atividades e a primeira decorre já este sábado, com a venda de roupas, brinquedos e livros em segunda mão por parte de crianças famalicenses num “Mini Out Of Closet”, sensibilizando os mais pequenos para a reutilização e circularidade dos produtos. O evento decorrerá entre as 15h30 e as 19h00, na Praça – Mercado Municipal de Famalicão.
A participação, na qualidade de vendedor, carece de inscrição, através do email gsambiental@famalicao.pt, com a indicação do nome da criança e do adulto acompanhante, idade (entre os 6 e os 12), contacto telefónico e indicação da tipologia dos produtos para venda.
Depois, no dia 22, a autarquia, juntamente com a Resinorte e com a EGI – Gestão de Resíduos, promove uma ação de sensibilização para a redução e reciclagem de resíduos, na Praça D. Maria II.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos termina em Famalicão inclui ainda uma ação de sensibilização contra o desperdício alimentar – “Sem Sobras” – promovida em parceria com a ACIF e os restaurantes do concelho.
Assim, entre 18 e 26 de novembro serão distribuídas caixas plásticas (reutilizáveis) aos restaurantes para que incentivem os seus clientes a levarem para casa as sobras das refeições consumidas.
Aumentar a sensibilização para a redução de resíduos é o principal objetivo da iniciativa assinalada um pouco por toda Europa com a realização de diversas atividades. Todos os anos, as ações mais destacadas são premiadas durante uma cerimónia de entrega de prémios em Bruxelas, no seio das instituições europeias.
Desde o início do projeto, foram implementadas mais de 20 mil ações de sensibilização sobre a prevenção de resíduos.
- Famalicãohá 6 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 2 dias
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 5 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno