Famalicão
Alunos de Esmeriz, Cabeçudos e Calendário sensibilizados para a Língua Gestual
No passado dia 15 de novembro, as escolas do 1º ciclo de Esmeriz, Cabeçudos e Dr. Nuno Simões, em Calendário, realizaram uma atividade de sensibilização à comunidade escolar sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP), a língua oficial das pessoas surdas em Portugal.
A atividade foi organizada e dinamizada pelo professor de educação especial, João Miguel Fernandes, que labora no agrupamento de Escolas D. Sancho I e que já trabalhou com alunos surdos noutras escolas. O objetivo foi divulgar a LGP e a cultura surda, promovendo a inclusão e o respeito pela diversidade.
Durante a atividade, foram partilhados posters com o alfabeto da LGP, que permite soletrar as palavras com as mãos. Os alunos puderam aprender a fazer os gestos das letras e a escrever os seus nomes em LGP. Também foram mostrados vídeos com gestos do dia-a-dia das pessoas surdas, como cumprimentar, agradecer ou pedir desculpa.
Em nota á imprensa, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I destaca que “os alunos ficaram curiosos e entusiasmados com a LGP e fizeram muitas perguntas ao professor”.
Refira-se que o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa foi instituído em 2003, para comemorar a data da publicação ma Constituição da República Portuguesa que reconheceu a LGP como língua oficial.
- Famalicãohá 1 dia
Chega de Famalicão promove debate sobre cultura Woke
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira leva Posto da GNR de Famalicão ao Parlamento
- Culturahá 4 dias
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicãohá 1 dia
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia