Economia
Exportações têxteis registam melhoria em outubro
Portugal exportou 482 milhões de euros e cerca de 38 mil toneladas de têxteis e vestuário em outubro de 2023, registando uma melhoria face aos últimos meses.
Em termos de evolução homóloga, isto representa uma quebra de 2,1% em valor e um aumento de 0,6% em quantidade face a outubro de 2022
Os números foram avançados hoje pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), com sede em Famalicão, no habitual relatório mensal das exportações neste setor. Segundo o documento, os têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados registaram um aumento de 9% em valor e 6% em quantidade. Bons resultados também para as pastas, feltros, falsos tecidos e artigos de cordoaria (+9% em valor, +11% em quantidade), assim como para os tapetes e outros revestimentos têxteis (+29% em valor, +26% em quantidade) e para os tecidos especiais, tufados, rendas, passamanarias e bordados (+26% em valor e em quantidade)
Em outubro foram os EUA que estiveram em destaque com um acréscimo de 4 milhões de euros (+11%), neste mês o setor exportou para este destino 41,3 milhões de euros. Inversamente Espanha registou a maior quebra em termos absolutos (- 6 milhões de euros, equivalente a -5%), tendo sido o destino para 116 milhões de euros de têxteis e vestuário.
Em termos acumulados, as exportações de têxteis e vestuário até outubro perfizeram o montante de 4.895 milhões de euros, -5% face ao mesmo período de 2022.
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”
- Economiahá 2 dias
Rádios já conseguem medir audiências reais em FM
- Famalicãohá 1 semana
3,7 milhões de luzes LED que vão iluminar Famalicão neste Natal