ESPECIAL
Factos e Mitos do Café na Saúde
Beber café faz mal à saúde. É um mito. Beber café regularmente, 3 a 4 chávenas diárias, deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada. Não causa efeitos adversos para a maioria dos adultos saudáveis e traz benefícios terapêuticos.
Beber café aumenta o risco de doença cardiovascular. Mito. O consumo moderado de café não está associado a um maior risco de problemas cardiovasculares (como doenças e ataques cardíacos, arritmia ou hipertensão). Pelo contrário, vários estudos sugerem que o café pode ajudar a reduzir este tipo de patologia.
Grávidas não devem beber café. Mito. A recomendação é que as mulheres grávidas limitem a dose diária de cafeína para 200-300mg/dia, o que não significa eliminar o consumo. Desta forma, não há qualquer inconveniente em ingerir até duas chávenas (cerca de 80-100mg) diárias de café.
Beber café aumenta o desempenho desportivo. Facto. Os efeitos do consumo de café no desempenho desportivo estão diretamente ligados à cafeína (3-4mg/kg). Estudos comprovam e relacionam a ingestão de cafeína à performance, resistência e a uma redução na perceção de esforço.
Beber café ajuda na concentração e no sentido de alerta. Facto. Uma porção de 75mg de cafeína, a quantidade encontrada num expresso, aumenta a atenção e o estado de alerta. Os efeitos estimulantes são observados entre 15 – 45 minutos após o consumo e normalmente duram cerca de quatro horas.
O consumo de café vicia. Mito. A remoção de cafeína da dieta normal pode levar a sintomas temporários de abstinência em algumas pessoas, como dores de cabeça, que podem ser evitados por uma redução gradual da ingestão de cafeína.
Beber café ao fim do dia ou à noite pode afectar o sono. Facto. Muitos consumidores não têm quaisquer problemas, no entanto, pessoas sensíveis à cafeína sentem a estimulação suave do café consumido antes de ir para a cama, afectando o tempo necessário para adormecer.
Descafeinado é mais saudável do que café. Mito. O descafeinado é apenas uma opção para os indivíduos que possuem sensibilidade à cafeína ou que sentem dificuldade a dormir. Ambos são ricos em anti-oxidantes.
Beber café à noite tira mesmo o sono
Beber café ao final da tarde ou ao início da noite tira mesmo o sono. Em causa está o efeito da cafeína no relógio biológico de cada um, cuja principal função é provocar sono na hora de ir dormir. Segundo alguns estudos, o efeito da cafeína é semelhante ao do jet lag. Se o café for ingerido três horas antes de ir para a cama, faz com que o relógio biológico seja retardado cerca de 40 minutos.
O estudo dos cientistas da Universidade do Colorado-Boulder e o Laboratório de Biologia do Medical Research Council de Cambridge diz que o café consegue mesmo interferir com o ritmo do organismo, tendo um impacto nas células produtoras de melatonina que ficam sem conseguir provocar sono.
Aliás, o café aliado à luz pode mesmo ser uma espécie de mistura fatal que ‘mata’ o sono. Após terem colocado vários participantes em diferentes cenários – uns com presença de pouca luz e ingestão de café, outros em locais apenas com muita luz e, por fim, em sítios com muita luz e ingestão de café – os envolvidos na pesquisa concluíram que a mistura destes dois fatores retarda o ritmo do organismo em 105 minutos.
- Economiahá 11 horas
26º Fórum da Indústria Têxtil debate estratégias para o setor em Famalicão
- Famalicãohá 1 semana
Famalicenses convidados a realizar desejos das crianças carenciadas neste Natal
- Culturahá 2 dias
Professores da Artave e do CCM dão Concerto de Santa Cecília
- Famalicãohá 7 horas
CNE dá razão a queixa da Iniciativa Liberal sobre publicações do Município