Famalicão
Em Famalicão já foram destruídos mais de 8 mil ninhos de vespa asiática
Na última década, os Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) de Famalicão destruíram mais de 8 mil ninhos de vespa velutina, vulgarmente conhecida como vespa asiática, o que já implicou um investimento municipal de cerca de meio milhão de euros.
O trabalho que tem sido desenvolvido pela autarquia na prevenção e combate a esta espécie invasora e os riscos que esta representa para a produção agrícola, para o ambiente e para o bem-estar e segurança dos cidadãos dão o mote para mais uma edição do Mês da Proteção Civil que em Famalicão se assinala a partir desta sexta-feira, 1 de março (Dia Internacional de Proteção Civil), com diversas ações pedagógicas junto do público escolar ao longo de todo o mês.
Recorde-se que desde 2017 que a destruição dos ninhos de vespa velutina no concelho está a cargo da Equipa Operacional de Proteção Civil. Inicialmente com recurso ao método de incineração em período noturno e a partir de 2021 através da injeção de biocida. Com este novo procedimento, as intervenções passaram a ser feitas durante o período diurno, o que possibilitou um aumento no número de ninhos tratados, de um máximo de 10 ninhos para 20 por dia.
Uma alteração que, de acordo com o presidente da autarquia, Mário Passos, “resultou numa considerável redução no tempo de resposta”. Atualmente, adianta o edil, “a maioria das solicitações têm sido resolvidas num prazo de 24 a 48 horas, salvo em casos de dificuldades de acesso ou outras circunstâncias impeditivas”.
Refira-se que a presença da vespa velutina tem sido registada desde 2011 na região Norte do país e desde 2014 em Famalicão. Trata-se de uma espécie de vespa não indígena e invasora, com impactos significativos na apicultura, por ser predadora das abelhas melíferas. Além disso, por se ter instalado em zonas urbanas e periurbanas, representa uma preocupação para a segurança pública, uma vez que, embora não seja mais agressiva do que a espécie europeia, reage de forma bastante agressiva no caso de sentirem os ninhos ameaçados.
Em caso de avistamento de ninho, os munícipes deverão contactar os Serviços Municipais de Proteção Civil através do número 252317336 ou através do email protecaocivil@famalicao.pt.
Recorde-se que o Dia Internacional da Proteção Civil é celebrado todos os anos no dia 1 de março. A data, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil, visa sensibilizar para a importância da Proteção Civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidente grave ou catástrofe; prestar tributo a todos os seus agentes; promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.
- Famalicãohá 2 dias
Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios de setembro
- Economiahá 24 minutos
26º Fórum da Indústria Têxtil debate estratégias para o setor em Famalicão
- Famalicãohá 1 semana
Famalicenses convidados a realizar desejos das crianças carenciadas neste Natal
- Culturahá 2 dias
Professores da Artave e do CCM dão Concerto de Santa Cecília