Famalicão
“Oficina do Lixo” chega ao Centro Escolar de Ribeirão
Está pronta a “Oficina do Lixo”, a máquina idealizada pelos alunos 3º ano do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas (AE) de Ribeirão, desenhada pelos alunos de Design da Universidade Lusíada e construída pelos alunos do Curso Técnico de Manutenção Industrial e Eletromecânica da Escola Profissional Forave.
A máquina, construída no âmbito do projeto My Machine, chegou ao Centro Escolar de Ribeirão esta semana, e foi recebida com entusiasmo pelos alunos, que não esconderam a sua satisfação e alegria por verem a sua ideia concretizada.
O objetivo do My Machine é precisamente esse: desafiar os alunos do 1º ciclo a pensar e a idealizar máquinas que possam dar resposta a necessidades das suas escolas, que depois serão concretizadas com a ajuda dos alunos mais velhos do ensino profissional e do ensino superior, neste último caso, da Universidade Lusíada.
Os alunos do 3º ano do Agrupamento de Escolas de Ribeirão achavam que fazia falta na sua escola, para acabar com o excesso de lixo, uma “Oficina do lixo”. A máquina é de funcionamento simples, permitindo acondicionar os detritos e ser deslocada para os pontos onde está a ser gerado mais lixo na escola.
Refira-se que a “Oficina do Lixo”, do AE de Ribeirão é a segunda máquina a ficar pronta. A primeira foi a “Máquina de Coisas Perdidas”, do AE de D. Maria II. Estão em fase de conclusão: a “Estufa”, do AE Padre Benjamim Salgado; a “Máquina da Amizade e dos Afetos”, do AE D. Sancho I; a máquina “Reciclagem Esmagadora”, do AE Camilo Castelo Branco; a máquina “Cofrique”, do AE de Gondifelos; e a “Iogurtina”, do AE de Pedome.
- Famalicãohá 7 dias
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento
- Famalicãohá 4 dias
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 7 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 3 dias
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes