Famalicão
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens terminou 2023 com 295 processos ativos
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Famalicão terminou o ano de 2023 com 295 processos ativos, a maioria relacionados com, violência doméstica, mau trato físico e psicológico, exposição a comportamentos que comprometem o bem-estar e o desenvolvimento da criança ou jovem e absentismo escolar.
Os dados foram revelados pela Câmara Municipal esta quinta-feira, no âmbito das celebrações do “Mês da prevenção dos Maus Tratos na Iinfância”, que se assinala em abril.
À semelhança do que está a acontecer em todo o país, a CPCJ de Famalicão e a autarquia estão a consciencializar a comunidade famalicense para o seu papel na prevenção dos maus tratos a crianças e jovens. Do programa da iniciativa, destaque para o lançamento da campanha “Cria(nças) com Carinho” que sensibiliza para a importância do pleno e harmonioso desenvolvimento da personalidade da criança e que convoca toda a comunidade para a prevenção da violência na infância.
Nos dias 10 e 13 de abril, os mais pequenos vestem a farda de polícia por um dia e fazem uma “Operação STOP” aos maus tratos, numa ação de sensibilização de rua dinamizada em colaboração com a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana. Dia 10, a iniciativa envolverá o Colégio Mundos de Vida e terá lugar a partir das 10h30, na entrada da feira semanal de Famalicão. Dia 13, é a vez das crianças da Associação Teatro Construção (ATC), a partir das 10h30, na feira de Joane.
Já no dia 20, pelas 15h00, a Praça – Mercado Municipal promove um showcooking para as crianças e jovens das casas de acolhimento da ATC e Mundos de Vida e pelas 16h30, uma sessão de Yoga do Riso aberta a toda a comunidade, com a participação da terapeuta e animadora sociocultural Carminda Carvalho. Inscrições em www.famalicao.pt.
O “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” termina com a construção de um Laço Humano, no dia 30 de abril, pelas 11h30, no centro urbano de Famalicão, na Praceta Cupertino de Miranda.
De referir ainda que ao longo de abril, e como já vem sendo habitual, o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” será ainda assinalado em Famalicão com a iluminação a azul dos Paços do Concelho.
Recorde-se que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
A CPCJ de Vila Nova de Famalicão está situada na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 94, 1.º andar, 4760-127, Vila Nova de Famalicão. Mais informações através dos números 252 320 985 ou 911 996 678, ou ainda do email cpcjvnfamalicao@gmail.com.
- Culturahá 1 semana
Cineclube exibe “Terra Queimada” na Casa das Artes
- Famalicãohá 4 dias
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento
- Famalicãohá 22 horas
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 1 semana
PCP de Famalicão elege delegados ao congresso nacional do partido