Famalicão
Jornadas de Engenharia da Universidade Lusíada debatem a indústria 5.0
A Universidade Lusíada de Famalicão vai realizar, no dia 7 de maio, as XXII Jornadas de Engenharia, evento anual que é organizado pela Faculdade de Engenharias e Tecnologias. A edição deste ano é subordinada ao tema “Indústria 5.0: A Humanização da Tecnologia ao Serviço da Sociedade e do Ambiente”.
Este evento constitui um espaço de informação, reflexão e debate sobre o papel que a Engenharia e as Tecnologias desempenham na sociedade e destina-se a um público abrangente, contando com a participação de empresários, autoridades governamentais locais, docentes, investigadores, estudantes e do público em geral.
Durante a manhã decorre a Mostra de Ciência e Tecnologia, bem como workshops, visitas aos laboratórios e atividades lúdicas e interativas destinadas às escolas secundárias e profissionais, que visam a partilha de experiências e conhecimentos e a promoção do interesse pelo estudo das áreas da Ciência e da Tecnologia.
A tarde inicia-se com a sessão de abertura, que contará com a presença do reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins; do vice-chanceler da Universidade Lusíada, António José Moreira; do diretor da Faculdade de Engenharias e Tecnologias, Rui Silva, e da presidência da Câmara Municipal de Famalicão.
Segue-se um conjunto de palestras e debates sobre a Indústria 5.0. No primeiro painel estarão presentes Ana Moura, da Universidade de Aveiro, e Paulo Cortez, da Universidade do Minho, que abordarão os pilares da indústria 5.0, os quais assentam na interação colaborativa entre pessoas e máquinas e na adoção de tecnologias emergentes, com destaque para a Inteligência Artificial, num contínuo processo de inovação e de maior competitividade das empresas, com foco nas necessidades e bem-estar das pessoas e na sustentabilidade do planeta. No segundo painel serão apresentados exemplos de soluções da Indústria 5.0.
- Famalicãohá 1 semana
Lions de Famalicão assinala Dia Mundial da Diabetes
- Famalicãohá 3 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 5 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão