Economia
“Comércio da Vila” quer ajudar empresas a faturar no mercado digital
O Bairro Comercial Digital de Famalicão “Comércio da Vila”, apresentado na passada quinta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda, já está no terreno e tem como principal objetivo a digitalização de 455 lojas instaladas em 20 ruas do centro da cidade.
O projeto, apresentado com duas dezenas de comerciantes na plateia, pretende, segundo a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) e o Município, modernizar e digitalizar o comércio tradicional e promover a modernização económica dos estabelecimentos da área urbana.
“Estar no digital é uma questão de sobrevivência do comércio de rua”, sublinhou Francisco Xavier Ferreira, presidente da ACIF, que apelou ao pragmatismo dos comerciantes. “Isto não é uma escolha, é uma exigência do mundo atual, dos clientes… Ou nos adaptamos ou não podemos estar no mercado”, defendeu o responsável, que, apesar de reconhecer que se trata de uma caminhada difícil, sublinhou que se trata de algo que não obriga a investimento por parte dos comerciantes. “Temos que investir conhecimento, dedicação, tempo… Só não aproveitaremos se estivermos distraídos”, defendeu Xavier Ferreira, que quer arranjar ferramentas que possam alavancar o comércio de proximidade durante anos.
O responsável estima que o ‘Comércio da Vila’ possa apoiar a transformação digital de 200 lojas, as quais podem beneficiar também de ações de formação nas áreas de marketplace, marketing digital, publicidade, gestão e organização.
Trata-se de um projecto que, na opinião do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, contribuirá para “um território cada vez mais qualificado”.
“Tem diferentes valências, com um eixo de dinamização económica e transição digital dos estabelecimentos comerciais”, defendeu o edil, que sublinhou a implementação de medidas e equipamentos que permitam a “conetividade do espaço urbano e a mobilidade inteligente, com melhoria de sinalética, que no renovado centro urbano e a juntar às ações que temos promovido de dinamização deste espaço, queremos que promova mais atratividade e que seja uma boa experiência de consumo”.
A sua implementação conta um orçamento de cerca de 706 mil euros, aprovado em candidatura formalizada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre outras responsabilidades, ao Município cabe o reforço da rede Wi-Fi no perímetro de implementação do Bairro Comercial Digital, a criação de infraestruturas e animação multimédia, a sensorização do estacionamento e da sinalética. A gestão de um Market Place que agregue as várias lojas, o sistema logístico de entrega e a promoção de planos de capacitação e formação na área digital, são ações que ficam na esfera de gestão da ACIF.
A implementação deste projeto vai estender-se até setembro de 2025 e equipas do Bairro Comercial Digital estão já na rua para apelar à adesão dos comerciantes famalicenses.
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