Famalicão
Famalicão recebe bandeira verde ECOXXI pelo 4º ano consecutivo

O município de Famalicão foi distinguido, esta quarta-feira, com o galardão Bandeira Verde ECOXXI, pela quarta vez consecutiva, numa cerimónia que decorreu online.
O ECOXXI é um programa implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.
Este ano, o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das alterações climáticas e saúde e bem-estar. Foram ainda considerados outros temas como: A Educação para a Sustentabilidade; Cidadania, Participação e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade: Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Sistemas de Gestão; Ordenamento do Território; Conservação da Natureza ; Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha “a atribuição deste galardão representa um reconhecimento público a Famalicão pelo trabalho desenvolvido em prol de um ambiente saudável”. “É um orgulho, mas é também uma responsabilidade que nos motiva para continuarmos a trabalhar em prol de um território mais amigo do ambiente, mais verde e com mais qualidade de vida para todos, principalmente para as gerações vindouras”, acrescenta.
Uma das iniciativas municipais transversal aos vários indicadores é a plantação de 25 mil árvores até 2025. Trata-se de um projeto que envolve toda a sociedade, em ações de sensibilização e participação cívica, para a promoção da floresta autóctone. Neste momento, já foram plantadas quase 21.500 árvores no âmbito deste projeto.

- Famalicãohá 5 dias
Famalicão promove Mercado do Emprego e Formação com cerca de 300 ofertas
- Famalicãohá 4 dias
Freguesia de Seide desafia jovens a debater “Tretas Sérias”
- Famalicãohá 14 horas
Famalicão com três deputadas eleitas para a Assembleia da República
- Famalicãohá 1 semana
Coligação PSD/CDS-PP apresenta candidatos às freguesias e há 23 caras novas