Cultura
Fundação Cupertino de Miranda premiada pela Associação Portuguesa de Museologia
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) distinguiu, no passado dia 31 de maio, a Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, com o Prémio Catálogo: “Mário Cesariny: Em todas as ruas te encontro”.
A APOM foi fundada em 1965 com o objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus portugueses. Anualmente, e desde 1997, promove uma cerimónia de atribuição dos Prémios APOM, para distinguir museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.
O Prémio Catálogo destina-se a destacar uma publicação digital ou impressa sobre uma exposição museológica, contemplando os objetos expostos e o seu estudo.
Este ano, no Centenário de Nascimento de Mário Cesariny (1923-2006), a Fundação Cupertino de Miranda viu agraciado o catálogo “Mário Cesariny: Em todas as ruas te encontro”, cuja exposição com o mesmo nome se encontra patente no seu Museu do Surrealismo, em Famalicão, , até ao próximo dia 8 de setembro.
Em comunicado, a instituição famalicense diz-se honrada com a distinção, dada a sua ligação ao artista surrealista, da qual a Fundação é detentora do acervo artístico e documental.
Refira-se que esta não foi a primeira vez que a Fundação Cupertino de Miranda foi distinguida pela APOM. Em 2023 recebeu o Prémio Instituição e em 2020 foi agraciada com o prémio Melhor Catálogo para a publicação do catálogo Cruzeiro Seixas – Ao longo do longo e com o prémio Incorporação pelo conjunto de 47 obras de Isabel Meyrelles. Recebeu ainda menções honrosas em 2010, 2015 e 2017.
- Famalicãohá 16 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”