Famalicão
Famalicão reuniu Conselho Estratégico de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
O Município de Famalicão está a dedicar uma semana à inovação e à ciência, que arrancou na passada segunda-feira com uma reunião do Conselho Estratégico de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que juntou à conversa o município famalicense, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), universidades e centros tecnológicos da região, nas instalações do Grupo TMG, em Vale S. Cosme.
“Foi um encontro muito produtivo, em que reunimos todos aqueles que têm trabalhado connosco nas áreas do conhecimento, investigação e inovação e que tantos contributos nos têm dado para que Famalicão seja também notado nestas áreas”, começou por apontar o presidente da Câmara, Mário Passos. O autarca realçou ainda o papel que o município tem desempenhado, “com a promoção de políticas públicas que estimulam o desenvolvimento de inovação, de tecnologia e contribuem para o sucesso empresarial do território”.
Na reunião, Ricardo Simões, diretor de Inovação da CCDR-N, salientou a importância estratégica da ciência e tecnologia para o futuro e, em particular, para um concelho como o de Famalicão, de forte vocação exportadora. “Os dados são claros: as exportações estão localizadas onde há conhecimento. E se a estratégia da ciência é nacional, a inovação deve ser territorial porque deve estar próxima das empresas”, afirmou.
Recorde-se que a Semana da Inovação e Ciência é promovida pelo Município de de Famalicão em cooperação com a COTEC, a Agência Nacional de Inovação e a CCDR-Norte, e está integrada nas ações de “Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024”.
O programa prossegue esta quarta-feira, dia 19, com a apresentação do Prémio PME Inovação COTEC-BPI, que decorre na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a partir das 17h00.
O dia de quinta-feira ficará marcado pela conferência “Estratégias de Inovação e Oportunidades de Financiamento às Empresas”, a partir das 16h00 no Citeve, com as intervenções de Ricardo Simões, diretor de Inovação da CCDR-N; Paulo Santos, chefe de divisão de Planeamento Estratégico e Desenvolvimento Regional da CCDR-N; Mafalda Dourado, coordenadora de Assuntos Internacionais da Agência Nacional de Inovação; Júlio Pereira, Autoridade de Gestão do NORTE2030; e Braz Costa, diretor geral do Citeve. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.famalicaomadein.pt.
- Famalicãohá 1 dia
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Famalicãohá 10 horas
Assembleia Municipal de Famalicão celebra o 25 de Novembro na próxima segunda-feira