Desporto
Câmara de Famalicão adjudica construção da pista de atletismo por 6,2 milhões de euros
A Câmara de Famalicão adjudicou, na quinta-feira da semana passada, a construção da pista de atletismo pelo valor de 6,2 milhões de euros, que será construída num terreno no lugar de Talvai, na zona norte da cidade.
Este equipamento é aguardado há muito pelos atletas e clubes de atletismo do concelho, tendo sofrido vários contratempos ao longo dos últimos anos, nomeadamente, um concurso público que ficou deserto, o que levou à alteração do projeto inicial para uma proposta menos onerosa, que encurtou o volume de obra.
Na reunião do executivo, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, reconheceu que se tratou de um “processo difícil”, mas que teve, agora, o desfecho desejado.
“Estamos a falar de uma pista para as 23 modalidades disciplinas do atletismo, feita de raíz, apetrechada com balneários, bancadas e outros serviços para que o programa funcional de uma pista de atletismo existia em Famalicão”, realçou o edil aos jornalistas, no final da reunião de Câmara.
Mário Passos lembrou ainda as queixas ouvidas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, de que “o país não oferece todas as condições para que, porventura, possamos ter mais sucessos desportivos desta relevância ou semelhante”,, para dizer que Famalicão, com esta pista de atletismo “está a dar um contributo para colmatar esses défices”.
O projeto prevê a construção integral da pista de atletismo, com oito corredores e relvado interior; uma bancada coberta com capacidade para 731 lugares e uma bancada descoberta poderá suportar 350 espectadores adicionais, num total de 1000 lugares sentados; além de parque de estacionamento.
A obra tem um prazo de execução de 645 dias, mas antes de avançar no terreno terá ainda que passar pelo visto do Tribunal de Contas. A expectativa de Mário Passos é que possa ser consignada até ao final deste ano, para estar concluída em finais de 2026.