Famalicão
Famalicão organiza jornadas dedicadas ao envelhecimento ativo
O Município de Famalicão promove na próxima sexta-feira, a 4 de outubro, a 1ª edição das Jornadas da Cidade Amiga da Pessoa Idosa, encontro que decorrerá na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a partir das 9h30, e que pretende destacar as práticas de envelhecimento sustentável e ativo do município famalicense, que recentemente passou a integrar a Rede Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas num reconhecimento pelas políticas públicas municipais direcionadas aos seniores.
A abertura do evento estará a cargo do presidente da autarquia, Mário Passos. Participam ainda nesta iniciativa o vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, e a psicóloga e professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carla Faria. Antes do período de debate, marcado para as 11h30, serão ainda apresentados os projetos municipais “Mais e Melhores Anos” e “Rede de Academias Seniores”.
A próxima semana em Famalicão será, de resto, dedicada a esta temática, nomeadamente com a realização de um mercado urbano “Vai à Vila” sobre Envelhecimento Ativo e Sustentável que poderá ser visitado na Praça D. Maria II, entre os dias 5 e 6 de outubro (sábado e domingo).
Ainda durante o fim de semana, na Praça D. Maria IIl, os seniores podem participar na aula de ginástica sénior, agendada para sábado, pelas 16h00. No domingo, pelas 10h00, haverá uma aula de zumba e, entre as 15h30 e as 17h30, os famalicenses podem assistir à atuação de quatro tunas das Academias Seniores famalicenses.
Também no dia 5 , na Casa do Território, vai desenvolver-se o Encontro Concelhio de Envelhecimento Ativo e Sustentável, entre as 10h00 e as 12h00.
Todas as iniciativas são de participação livre, limitadas à lotação dos espaços.
- Famalicãohá 1 semana
Lions de Famalicão assinala Dia Mundial da Diabetes
- Famalicãohá 4 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 19 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão