Sociedade
CeNTI vai construir segundo edifício junto ao Parque da Devesa
O CeNTI vai construir um segundo edifício junto ao parque da Devesa. A informação foi avançada esta segunda-feira, 16 de dezembro, na inauguração do edifício I, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-ministro Luís Montenegro.
As novas instalações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes têm uma área de mais de 6 mil metros quadrados e representaram um investimento de 5,4 milhões de euros. Contam já com mais de 200 investigadores e albergam novos laboratórios, equipamentos tecnológicos de última geração para dar resposta à crescente atividade científica e tecnológica do CeNTI.
Este novo edifício foi agora inaugurado, mas já está “cheio como um ovo”, nas palavras do diretor geral do CeNTI que referiu a necessidade de avançar para um segundo bloco, algo já previsto no projeto inicial, segundo aquele responsável.
Braz Costa não avança datas concretas para o arranque da nova nave, que ficará contígua ao edifício agora inaugurado, mas assegura que o enquadramento com o Parque da Devesa será tido em conta.
Recorde-se que a construção das novas instalações do CeNTI implicou a retirada das hortas urbanas do Parque da Devesa, o que provocou polémica e algum descontentamento. O presidente da Câmara diz que esse é um assunto que está ultrapassado e considera que a vontade do CeNTI de construir um segundo edifício é uma boa notícia para Famalicão:
Fundado em 2006 e com uma forte ligação ao tecido empresarial, o CeNTI já participou em mais de 400 Projetos com a indústria e em mais de 200 Projetos científicos com a academia. Ao longo deste anos, já concedeu mais de 50 patentes. Um percurso elogiado pelo primeiro ministro na inauguração das novas instalações.
Refira-se ainda que as novas instalações do CeNTI são compostas por 19 laboratórios, quatro dos quais ligados à recente aposta do centro no domínio das baterias. Merece ainda destaque o novo laboratório dedicado ao desenvolvimentos de fibras avançadas, de baixo impacto ambiental, produzidas a partir de madeira ou biomassa.
- Famalicãohá 1 semana
PS apresenta medida para apoiar natalidade e comércio tradicional
- Desportohá 7 dias
Centro de Atletismo de Famalicão será será uma realidade em 2026
- Famalicãohá 7 dias
Nine instala Espaço Cidadão na sede da Junta de Freguesia
- Desportohá 7 dias
Hugo Oliveira é o novo treinador do FC Famalicão e garante estar preparado