Famalicão
Nova USF de Joane pronta em 2026 e com capacidade para receber mais utentes
Arrancou esta segunda-feira, 23 de dezembro, a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Joane. A obra, executada pela Câmara de Famalicão, representa um investimento de 2,1 milhões de euros, dois milhões dos quais comparticipados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e tem um prazo de execução de 540 dias.
Trata-se da segunda nova USF a arrancar no concelho, depois de S. Miguel-o-Anjo, e está inserida numa estratégia municipal de melhoria das unidades de cuidados de saúde primários no concelho. Na cerimónia, o presidente da autarquia famalicense, Mário Passos, lembrou que, quando recebeu a delegação de competência na área da Saúde, disse querer uma “grande revolução nas estruturas físicas, porque tínhamos grandes défices”. “É essa revolução que estamos agora a materializar”, acrescentou o edil, dando como exemplo a USF de Joane “ que já não tem condições para profissionais e utentes e que justifica este investimento que aqui vamos fazer”.
A nova unidade está a ser construída na rua da Ribeira, espaço central da vila, e vai albergar mais de uma dezena de gabinetes médicos, espaços dedicados aos cuidados de saúde gerais, enfermagem, gabinetes de cuidado à saúde da mulher e da saúde infantil, área administrativa, área de apoio e salas de espera, instalações sanitárias, entre outras zonas.
“O presidente do Unidade Local de Saúde do Médio Ave, António Barbosa, fala numa mudança significativa para utentes e profissionais. Já o autarca de Joane, António Oliveira, lembrou que se trata de uma obra ambicionada há vários anos:
R
- Sociedadehá 1 semana
CeNTI vai construir segundo edifício junto ao Parque da Devesa
- Famalicãohá 1 semana
Freguesia de Brufe exibe árvore de Natal única feita em croché
- Famalicãohá 1 semana
Parlamento aprova desagregação de quatro uniões de freguesias em Famalicão
- Famalicãohá 1 semana
Eduardo Oliveira apresenta candidatura à Câmara com presença de Pedro Nuno Santos