Famalicão
PASEC mobiliza mais de 2700 crianças e jovens para debater a cidadania
Tendo como tema “Tentamos o possível e falhamos, façamos o impossível – Rotas da Cidadania Global”, realizou-se em finais de dezembro e início de janeiro a Assembleia Internacional Juvenil 2024 promovida pela associação famalicense PASEC.
A primeira etapa decorreu entre 18 e 23 de dezembro, mobilizou mais de 2700 crianças e jovens em 317 laboratórios de participação cidadã em Espanha, Portugal, Itália e Cabo Verde. Cada laboratório contou com dois momentos. Um primeiro apelidado de “Momento Távola” em que os participantes faziam uma análise sobre o seu quadro de competências sociais e de liderança. No segundo momento, apelido de “Momento do Compromisso”, os participantes estabeleciam um caderno de encargos social com o seu grupo e comunidade de pertença.
A segunda etapa, que teve lugar na ilha da Madeira, entre 26 de dezembro e 3 de janeiro, contou com cerca de 40 jovens delegados eleitos pelos seus pares. Os primeiros dias foram dedicados à apresentação das conclusões dos vários laboratórios de participação cidadã e à realização de workshops pedagógicos. Depois, os participantes aprovaram um conjunto de medidas que consideraram ser centrais para uma política de juventude mais ajustada aos desafios da Cidadania Global, medidas essas que foram enviadas para os organismos do Estado e União Europeia que determinam as principais políticas de juventude nacionais e europeias. A principal conclusão foi a proposta de um perfil de competências de Cidadania Global a ter em conta pelos vários sistemas de ensino e formação.
A Assembleia Internacional Juvenil é um dos maiores fóruns de debate e reflexão acerca das causas do Protagonismo Juvenil em Portugal e na Europa e é promovida pela PASEC há já 15 anos.
- Culturahá 4 dias
Casa-Museu Soledade Malvar recebe nova exposição de pintura
- Famalicãohá 4 dias
Obra de requalificação da Escola Secundária de Joane arranca a 7 de janeiro
- Culturahá 3 dias
Museu Ferroviário de Lousado expõe “Memórias d’Ouro” de Pedro Pinto
- Desportohá 1 semana
FC Famalicão aprova limite ao endividamento e atualização de quotas