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Economia

Vendas de Natal em Famalicão com saldo positivo

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O Natal já passou e a azáfama das compras também. Nos primeiros dias de 2025, em Vila Nova de Famalicão e em todo o país, muitas lojas e empresas estiveram encerradas para balanço e outras já começaram a trabalhar, a todo o gás, para os saldos.

De resto, Famalicão alinha com a tendência nacional. Entre 1 e 24 de dezembro os portugueses fizeram mais compras do que no ano passado. Aliás, o consumo no Natal de 2024 aumentou 15% face a 2023 e bateu recordes de transações.

O dia 23 de dezembro destacou-se como o dia com maior volume de compras, ultrapassando as 10 milhões de transações. De acordo com os dados do SIBS Analytics, o pico das operações ocorreu às 11h37 do dia 24 de dezembro, com 402 transações processadas por segundo. O MB WAY também se destacou, com um crescimento de +43% no número de compras versus o período homólogo de 2023.

Além disso, os dias 20 e 21 de dezembro também apresentaram desempenhos significativos, com um aumento de 13% no número de transações em comparação com a média diária do mês.

Em termos de evolução do consumo, o comércio online manteve a tendência de crescimento, representando 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas entre dia 1 e 24 de dezembro, com um aumento de 30% em número e 36% em valor face ao ano anterior. Por outro lado, as compras em loja registaram um aumento de 11% em número e 10% em valor.

No que diz respeito aos setores de maior crescimento no número de compras destacam-se brinquedos e jogos (+69%), decoração e casa (+59%), perfumaria e cosmética (+46%) e moda e acessórios (+39%), quando comparados com a média mensal de janeiro a novembro de 2024.

Em Famalicão o saldo também é positivo, tal como frisou Amélia Castro, que tem uma loja de vestuário de gama média/alta no centro da cidade. “Não me posso queixar. Todos os dias é S. João para mim. As pessoas gostam da loja…”

Noutra loja de vestuário, que tem outras três, só no centro de Famalicão, o balanço é, igualmente, promissor. “Correu muito bem este ano. Tivemos muitos clientes novos, muitos visitantes na cidade e isso notou-se muito nas nossas lojas”, frisou a gerente Eugénia Leite.

Ivo Albuquerque é proprietário de um café/pastelaria no centro da cidade e diz que tiveram uma época natalícia muito boa e “dentro das expectativas”. “Foi melhor do que nos últimos anos e para isso também contribuiu o facto de ter sido num fim de semana prolongado”.

Numa perfumaria o saldo também é positivo e a gerente Carla Pimenta diz que as vendas “correram bem”. “Tivemos muita afluência de clientes e este ano foi melhor. Nós abrimos outra loja aqui em Famalicão e mesmo assim as vendas não se ressentiram”. 

Sandra Silva trabalha numa loja de artigos de desporto e considera que, este Natal, as pessoas se contiveram mais. “Quando o ano passado compraram um ou dois pares de sapatilhas, este ano optaram por, por exemplo, por uma t-shirt, ou seja, coisas mais básicas”. A explicação, para a comerciante, tem a ver com o aumento do custo de vida, nomeadamente dos produtos alimentares. “Nós não vendemos algo essencial”.

De resto, janeiro é um mês marcado pelos saldos de inverno. Em algumas lojas começaram logo após o Natal e duram, mais ou menos, até final de fevereiro. Durante esta época as lojas oferecem descontos com o objetivo de subir as vendas antes da chegada da nova coleção.

A par do que acontece em todo o país, em algumas lojas da cidade de Famalicão a fase dos descontos e promoções começaram logo no dia 26 de dezembro e, noutras, começaram no dia 6 de janeiro.

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