Famalicão
Município de Famalicão reduziu perdas de água em 11% em 2024

O Município de Famalicão conseguiu reduzir em 11% o volume de perdas de água da rede pública no ano de 2024. O valor foi avançado, esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara, Mário Passos, na reunião do executivo, e tem por base o último relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.
Segundo o documento, Famalicão registou, o ano passado, 36% de água não faturada, quando em 2023 essa percentagem foi de 47%.
Incluem-se aqui os consumos autorizados não faturados, registados nas escolas, complexos desportivos, piscinas municipais, combate a incêndios, entre outros, mas também as perdas reais ou seja água que se perde na rede e não é utilizada..
Desde 2022 foram implementadas várias medidas de combate a essas perdas, que, segundo o vereador do Ambiente, Hélder Pereira, “começam agora a dar resultados”.
A substituição de condutas, a reparação de defeitos de conceção da própria rede, a redução da pressão na rede, a criação de zonas de monitorização e controlo, a substituição de mais de 20 mil contadores envelhecidos e a fiscalização de consumos ilícitos e de ligações clandestinas ao saneamento são algumas das medidas adotadas pela autarquia para combater as perdas de água.
Para os vereadores da oposição, essa redução não é assim tão significativa. O socialista Paulo Folhadela socorreu-se de um exemplo: “significa que em cada quatro copos de água, um é de água perdida”.
O vereador do ambiente reconhece que é preciso reduzir ainda mais as perdas de água. O objetivo é diminuir este ano para os 29%, em 2026 para os 19% e em 2027 atingir os 14%.

- Famalicãohá 4 dias
“Imersão na Floresta” regressa ao Parque da Devesa em setembro
- Culturahá 4 dias
Madalena Serra expõe “Corpos e Rostos de Alma” no Museu Ferroviário de Lousado
- Famalicãohá 2 dias
Riba d’Ave: Misericórdia fecha unidade de dia para utentes com demência por falta de acordo com o Estado
- Famalicãohá 2 dias
Câmara de Famalicão vai condicionar acesso à feira aos comerciantes que não limpem o seu espaço