Cultura
Famalicão quer alargar área protegida em torno da Casa-Museu de Camilo

A Câmara de Famalicão quer alargar a área protegida em torno da Casa-Museu de Camilo Castelo Branco. Por ser património municipal, a propriedade onde o escritor viveu, em Seide, já tem uma área protegida de 50 metros em seu redor, mas a intenção da autarquia é passar para 150 metros.
A novidade foi avançada, esta sexta-feira, 14 de março, por Mário Passos, na sessão de abertura do Congresso Internacional que assinala os 200 anos de Camilo Castelo Branco. O objetivo, diz o edil, é proteger a paisagem tantas vezes retratada por Camilo nas suas obras.
Mário Passos adiantou que a solicitação já recebeu parecer favorável da CCDR-Norte e que agora se aguarda a validação da Direção-Geral do Património Cultural para que a Zona Geral de Proteção em torno do imóvel – com um perímetro de 50 metros – seja alargada para uma Zona Especial de Proteção (ZEP) para um perímetro mínimo de 150 metros, de forma a garantir a proteção e valorização de toda a paisagem camiliana.
Na sessão de abertura esteve também a ministra da Cultura, que elogiou o trabalho desenvolvido pelo Município de Famalicão na preservação e divulgação da obra camiliana.
O Congresso Internacional intitulado “Camilo Castelo Branco: 200 anos depois”, decorre até domingo, 16 de março, data do nascimento do escritor. No total estão previstas 22 conferências protagonizadas por investigadores portugueses e de países como Brasil, Estados Unidos, Roménia e Reino Unido.

- Famalicãohá 2 dias
Candidaturas ao alojamento na Residência de Estudantes abrem a 1 de julho
- Famalicãohá 1 semana
Novo hospital, multiusos e simplex no urbanismo entre as prioridades do PS
- Famalicãohá 2 dias
PAN: Sandra Pimenta apresenta-se como candidata à Câmara convicta na sua eleição
- Famalicãohá 1 semana
Mário Passos quer segundo mandato para “proporcionar felicidade aos famalicenses”