Siga-nos nas redes

Famalicão

Coligação PSD/CDS-PP apresenta candidatos às freguesias e há 23 caras novas 

Publicado

em

Ao todo são 23 caras novas. A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresentou no passado sábado, dia 10 de maio, os candidatos às Juntas de Freguesia e há várias mudanças, nomeadamente em duas vilas.

Por causa da lei da limitação de mandatos, que impede que os mandatos locais sejam exercidos por mais de três vezes consecutivas, vários dos atuais autarcas não podem candidatar-se e, no âmbito da desagregação de algumas Uniões, que já está em vigor para este ato eleitoral, contam-se, agora, 39 freguesias e surgem, por isso, muitas caras novas. Este sábado foram apresentados candidatos a 35 freguesias e uniões. Contam-se 23 caras novas, sete mulheres e sete independentes. 

A maior surpresa, Ricardo Mendes, atual vice-presidente da Câmara Municipal, é o escolhido pela Coligação PSD/CDS-PP para encabeçar a lista à União de Freguesias de Famalicão e Calendário. Estela Veloso, atual autarca, não pode candidatar-se, já que está a cumprir 12 anos como autarca.

O mesmo acontece em Joane. O atual autarca, António Oliveira, não pode recandidatar-se e avança o seu atual vice-presidente, Cláudio Cadeia, do movimento Somos Todos Joane, que é apoiado pela coligação. 

Na vila de Riba d’Ave, que a Coligação de direita quer recuperar depois de perdida no último ato eleitoral para o PS, a aposta é em Joaquim Puga. Em Ribeirão mantém-se como candidato Leonel Rocha, que é o atual autarca.

“Não acho que seja um risco, até porque a mudança é sempre bem vinda”, frisou Sofia Fernandes, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD. “Temos os melhores candidatos e teremos, certamente, excelentes resultados”, vincou a responsável, que está “absolutamente convicta” que o trabalho que é feito no terreno vai dar frutos. “Fazemos esse trabalho com muita antecedência, com o apoio dos presidentes de Junta que estão de saída, que é ver qual a melhor pessoa na comunidade para estar disponível para as suas gentes”.

Também o presidente do CDS/PP de Famalicão, Hélder Pereira, está convicto que foram escolhidos os melhores. “Tem sido assim ao longo de mais de duas décadas e por isso a nossa responsabilidade. O legado é grande, deu muitos frutos e é importante podermos contar com os melhores”, frisou Hélder Pereira.

Falta a escolha para três freguesias

Pela Coligação Mais Ação, Mais Famalicão Rui Silva concorre por Avidos, Agostinho Fernandes por Bairro e Carlos Gomes volta a ser candidato em Brufe. Rosa Areal é a candidata por Cabeçudos e Francisco Sá (independente) é o candidato apoiado em Castelões.

Manuel Branco encabeça a lista em Cavalões, Manuel Soares volta a candidatar-se em Cruz e Francisco Carneiro é a escolha da Coligação em Esmeriz.

Em Fradelos volta a avançar Adelino Costa e em Gavião, a coligação PSD/CDS-PP apoia António Emídio (independente) que encabeça o Movimento Independente por Gavião. Já em Gondifelos o candidato escolhido é Carlos Carvalho.

Na Lagoa avança Rui Faria, Célia Machado (independente) encabeça o Movimento Independente de Landim, João Pedro Novais vai tentar conquistar a Junta de Freguesia do Louro e Jorge Ferreira recandidata-se em Lousado para tentar um terceiro mandato.

Em Mogege, Manuel Serafim (independente) encabeça o movimento Mais por Mogege, que é apoiado pela Coligação e em Nine a candidata é Bárbara Sá. Na freguesia de Oliveira Santa Maria repete-se o atual autarca, António Pereira, e em São Mateus a aposta volta a ser no independente Carlos Valente, do movimento Cidadãos por São Mateus.

Em Outiz, a Coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresenta António Faria e para Pedome há outra cara nova e uma mulher, Alexandra Silva. Em Pousada de Saramagos repete-se a candidatura de José Pereira e o mesmo acontece em Requião, com Francisco Oliveira.

Na UF de Antas e Abade de Vermoim o cabeça de lista é Jorge Cruz e Ricardo Pinto (independente) é o candidato na UF de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures, que tentará substituir Jorge Amaral. Liliana Ribeiro continua a liderar a candidatura à UF de Carreira e Bente, Isabel Fernandes é o rosto proposto para a UF de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei e Ana Freitas avança para a UF de Seide.

Agostinho Gomes é o candidato à União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela, Jaime Silva é o escolhido da coligação em Vale S. Martinho e Edgar Pinto tenta substituir Judite Costa em Vilarinho das Cambas.

Faltam as escolhas do PSD/CDS-PP para as freguesias de Vermoim, Novais e Delães, que serão, entretanto, apresentados. A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão não vai apresentar candidato a Ruivães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos