Famalicão
Capela de Santa Catarina em Calendário ganha novo adro

Foram inauguradas, este domingo, as obras de requalificação do adro e do espaço envolvente à Capela de Santa Catarina, em Calendário. A intervenção consistiu na remodelação e pavimentação do espaço, recuperação dos coretos, construção de um alpendre e preservação das espécies arbóreas.
Promovido pela Junta da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, com o apoio financeiros do Município de Famalicão de 155 mil euros, o projeto teve como objetivo a valorização do património existente, num local muito visitado, sobretudo no verão, e cuja requalificação era há muito aguardada pela comunidade.
“É um lugar emblemático de Famalicão, e em particular da comunidade de calendário, que necessitava de uma requalificação que lhe desse a dignidade que merece e foi isso que desenvolvemos”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que marcou presença na cerimónia.
O pároco de Calendário, padre Jorge Ferreira fala de um “sonho concretizado”, manifestando-se muito satisfeito com a intervenção realizada. “É um espaço muito frequentado ao longo de todo o ano e ao fim de semana são muitas as pessoas que usam este espaço para exercício, para o lazer, para convívios e para passarem o tempo em família”, acrescenta o sacerdote.
Entretanto, Mário Passos anunciou que a autarquia está a planear uma segunda fase de obra com vista a intervencionar outra parte do recinto, que atualmente serve de parque de estacionamento, além de adquirir alguma da componente arbórea circundante, para que “fique no espaço público e para que este lugar continue a ser para as pessoas usufruírem”.
A cerimónia de inauguração incluiu uma missa campal no recinto agora reabilitado.

- Famalicãohá 1 semana
Eduardo Oliveira vai percorrer as freguesia de Famalicão em ação de campanha para as autárquicas
- Famalicãohá 6 dias
Cior promove Mercado da Saúde e atividades artísticas na cidade
- Famalicãohá 5 dias
Câmara de Famalicão avança com os novos parques do Pelhe e de Sinçães Norte
- Economiahá 5 dias
Câmara anuncia medidas de apoio aos trabalhadores da Coindu, depois de confirmados 123 despedimentos