Famalicão
Autárquicas: Eduardo Oliveira promete casa de apoio para cuidadores informais

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Famalicão, Eduardo Oliveira anunciou, esta semana, em comunicado, que uma das suas principais propostas na área da ação social para pela a criação de uma Casa do Cuidador Informal.
Segundo o socialista, será “uma estrutura pioneira no concelho dedicada ao apoio, descanso e capacitação dos cuidadores informais”. A proposta prevê a construção de um espaço com vários quartos e valências especializadas e poderá vir a ser desenvolvida por projetos já existentes, como a Casa da Memória Viva ou o Cuidar Maior.
Segundo a proposta do candidato, esta Casa ao Cuidador seria dotada de uma equipa técnica especializada para proporcionar apoio psicológico, social e formativo, funcionando como uma resposta concreta em situações de doença, desgaste ou necessidade de repouso dos cuidadores. “Queremos garantir que quem cuida também é cuidado”, afirma Eduardo Oliveira.
Entre as medidas apresentadas, destaque também para: a criação de Gabinetes de Apoio ao Cuidador Informal; promoção do desenvolvimento dos grupos de autoajuda e o reforço da rede de apoio domiciliário, em articulação com as IPSS’s locais; o lançamento de programas de capacitação e de reconhecimento municipal para o cuidado, incluindo apoios financeiros, bolsas ou subsídios, para cuidadores informais em situação de maior vulnerabilidade; o desenvolvimento de um Cartão Municipal do Cuidador Informal, com vantagens, descontos e parcerias locais; a disponibilização de serviços de teleassistência para combater o isolamento social; e a criação de medidas específicas para reintegração no mercado de trabalho dos cuidadores após o falecimento do familiar a quem prestavam cuidados.
“Há milhares de pessoas que dedicam as suas vidas a cuidar de outros e que precisam urgentemente de apoio, reconhecimento e descanso. A nossa candidatura quer dar esse passo”, reforça Eduardo Oliveira.
Programa autárquico apresentado sexta-feira
Entretanto, Eduardo Oliveira vai apresentar publicamente as linhas gerais do seu programa autárquico, bem como os mandatários setoriais, numa sessão marcada para esta sexta-feira, dia 20 de junho, às 21h00, no Auditório de Delães.
A sessão é aberta ao público e contará com intervenções que, segundo o PS, “ajudarão a traçar os grandes objetivos da candidatura socialista e os eixos fundamentais da proposta que Eduardo Oliveira pretende levar às eleições autárquicas deste ano”.

- Famalicãohá 6 dias
Famalicão volta a ser reconhecido como “Município Amigo do Desporto”
- Famalicãohá 5 dias
Riba d’Ave inaugurou mural de homenagem aos antigos combatentes
- Famalicãohá 5 dias
David Carvalho substitui Sofia Fernandes na vereação da Câmara de Famalicão
- Famalicãohá 5 dias
Bombeiros Famalicenses vencem Marchas Antoninas de Famalicão