Siga-nos nas redes

Famalicão

Nova USF de Nine já arrancou a vai permitir aumentar o número de médicos

Publicado

em

Em junho do próximo ano, a freguesia de Nine terá uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que vai permitir aumentar o seu número de médicos e de enfermeiros.

A obra, orçada em 1,5 milhões de euros, cofinanciados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), arrancou na passada segunda-feira, com a assinatura do auto de consignação, entre a Câmara de Famalicão e a empresa responsável pela empreitada, e o lançamento da primeira pedra. 

A nova USF do Vale do Este ficará localizada na Avenida dos Correios e vai substituir a atual extensão de saúde, localizada na Casa do Povo de Nine, que já não responde às necessidades da população. 

“Esta nova unidade vai permitir prestar cuidados de saúde à população com mais dignidade, mais humanidade e mais abrangência”, salientou a coordenadora da USF do Vale do Este, Isabel Peixoto, acrescentando que já está preparada para um aumento das equipas médica e de enfermagem, que poderão passar de três para cinco profissionais, cada uma.  

A responsável lembra que “Nine está a crescer muito e nós queremos que o nosso centro de saúde acompanhe essa evolução”. Atualmente a USF serve cerca de 5 mil utentes, mas Isabel Peixoto conta que “tem muitos mais utentes para inscrever, utentes que se foram dispersando por outras unidades e que querem regressar à sua terra, o que poderá ser possível com as novas instalações”.

A nova USF vem também dar resposta a uma aspiração antiga da população. A propósito, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos lembrou a luta travada há algumas décadas atrás para a manutenção desta valência na freguesia, “independentemente da sua situação mais ou menos precária”. Esse objetivo foi conseguido, mas a população e os seus representantes autárquicos nunca deixaram de lutar por melhores instalações, o que vai agora acontecer. 

“Em junho do próximo ano começará uma nova era desta estrutura de saúde, ou seja, serviços de qualidade  para os seus utentes e condições de trabalho dignas para os profissionais que lá trabalham”, considerou o edil.

Centro de Saúde de Ruivães também avançou 

Entretanto, a Câmara de Famalicão informou que, no mesmo dia, foi também assinado o auto de consignação que marcou o arranque da construção do novo Centro de Saúde de Ruivães/Landim, localizado na Avenida 25 de Abril, em Ruivães.

A obra, cofinanciada pelo PRR, resulta de um investimento municipal de 1,5 milhões de euros e, tal como Ninne, tem um prazo de execução de 11 meses. Contará com quatro gabinetes médicos, quatro gabinetes de enfermagem, um destinado à saúde infantil e juvenil e outro dedicado à saúde materna e planeamento familiar. 

Para além disso, a nova unidade de saúde terá também um gabinete de formação e duas salas de tratamentos de enfermagem, zona da receção e de espera, um espaço destinado à amamentação, armazéns, arrecadações, sala de reuniões e de apoio informático, entre outros espaços.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos