Famalicão
Autárquicas: Coligação PSD/CDS apresenta candidatos e projetos nas freguesias

A coligação “Mais Ação, Mais Famalicão” (PSD/CDS-PP) continua a apresentar os seus candidatos às juntas de freguesia do concelho. Na semana passada, Ricardo Mendes, atual vice-presidente da Câmara, apresentou a sua candidatura à União de Freguesias (UF) de Famalicão e Calendário e disse abraçar esta nova missão com uma vontade de servir e de trazer as pessoas para o centro da decisão. “Queremos convocar as pessoas, escutar os seus anseios e trazê-las a participar na vida desta União de Freguesias”, afirmou.
Jurista e com um trabalho autárquico de 14 anos na Câmara Municipal, Ricardo Mendes afirmou querer “construir um projeto autárquico com visão estratégica de futuro, a perspetivar o crescimento da cidade para as próximas gerações”.
A reabilitação urbana, equipamentos, rede viária, mobilidade, a cidade, são algumas das áreas em que o candidato quer uma intervenção mais próxima da Junta de Freguesia. Assumiu ainda que seu compromisso é também com a recandidatura de Mário Passos e com o Município. “O corredor verde que vai ligar o Parque dos Queimados a Sinçães, as unidades de saúde, a rede viária, os equipamentos desportivos, são apenas alguns exemplos dos muitos investimentos que se estão a realizar e que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas”, apontou.
Por sua vez, Mário Passos, candidato da coligação à Câmara, reforçou o compromisso de continuar a investir na cidade, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia. “O nosso trabalho vem muito desta articulação e preciso de autarcas como o Ricardo para dar continuidade aos muitos projetos que temos em curso”, disse.
Nine

Já em Nine, Bárbara Sá foi apresentada como candidata à presidência da Junta de Freguesia, com o lema “Sempre com os ninenses, com disponibilidade e confiança!. Bárbara Sá, que já integra o atual executivo como tesoureira, afirmou que a sua candidatura representa “uma linha de continuidade sólida, assente no conhecimento real da freguesia e no compromisso com um serviço público atento, rigoroso e humano”.
A candidata sublinhou que “a freguesia beneficiou, nos últimos anos, do maior investimento municipal da sua história”, com obras estruturantes como o Espaço Multiusos, o novo Centro de Saúde, o Parque de Lazer de Santo António, a requalificação do polo desportivo, a melhoria e repavimentação de arruamentos e a expansão da rede de saneamento.
Para o futuro, traçou um plano que inclui a instalação de passadiços na ecovia do Rio Este, a construção de balneários e infraestruturas de apoio à prática desportiva, o reforço dos apoios sociais e associativos, bem como a criação de um polo de atendimento municipal em Nine.
Também um “homem da terra”, Mário Passos reforçou a importância de dar continuidade ao trabalho de proximidade e de compromisso com a comunidade.
Lousado

Continuidade no trabalho realizado, proximidade com a população e novos investimentos são compromissos da recandidatura de Jorge Ferreira à presidência da Junta de Lousado. O atual presidente, de 61 anos, a cumprir o segundo mandato, assume-se como um homem profundamente ligado à sua terra. “Estou aqui não apenas como candidato, mas como um apaixonado por Lousado”, afirmou.
Depois, enumerou as obras já iniciadas e os projetos previstos para os próximos quatro anos, entre eles, a aquisição de um terreno com cerca de 18 mil metros quadrados destinado à construção da nova escola da Forave, o novo multiusos, a nova sede de Junta de Freguesia e a construção de cerca de 150 lugares de estacionamento.
Jorge Ferreira sublinhou ainda a requalificação da unidade de saúde com um investimento de um milhão de euros, o alargamento do cemitério, a repavimentação de vários arruamentos e a criação da “Rua da Sotex”, em homenagem à emblemática empresa da freguesia.
Já Mário Passos, realçou a importância da colaboração entre a Junta de Freguesia e o Município para alcançar resultados concretos e apontou conquistas como a nova Variante à EN14, os investimentos na educação e na saúde, bem como a criação da Academia Sénior em Lousado.
Avidos

Em Avidos foi apresentado Rui Costa à Junta de Freguesia, que disse ter consigo “uma equipa forte, dinâmica e dedicada” para “servir Avidos, para garantir a todos ainda mais e melhor futuro.”
O atual autarca local, António Gomes, também subiu ao palco e evidenciou o orgulho no percurso realizado e a confiança depositada em Rui Costa para continuar e elevar o seu legado.
Arquiteto de profissão e ligado ao tecido associativo da freguesia, o candidato, de 43 anos, membro da Assembleia de Freguesia, diz estar pronto para abraçar este novo desafio e promete ser “presidente próximo, presente e disponível”. Diz querer
uma Junta “com um atendimento de qualidade, eficaz, próxima das pessoas”, assim como “manter os espaços públicos cuidados, reforçar o apoio aos idosos e às crianças, e dar mais força à cultura, ao desporto e ao associativismo”.
“O Rui tem o selo de garantia. É sucesso garantido. É progresso garantido”, disse Mário Passos, o candidato à Cãmara que marcou presença na cerimónia.
Cruz

“Recandidato-me porque acredito que o trabalho iniciado não pode parar”. Foi com estas palavras que Manuel Soares formalizou a sua recandidatura à presidência da Junta de Cruz. O atual autarca, de 69 anos, com formação em Contabilidade e Administração, procura um segundo mandato, sublinhado que que o seu maior compromisso é com as pessoas de Cruz e destacando as conquistas alcançadas, como a quase total cobertura da rede de saneamento, “depois de 12 anos sem um único metro feito”.
O candidato recordou ainda a requalificação da rede viária, as melhorias na mobilidade, a instalação da caixa multibanco, os investimentos na escola e no jardim de infância, além do apoio contínuo às associações locais. “Cruz está diferente”, disse.
Para o próximo mandato, Manuel Soares destacou a criação de um Espaço Multiusos, a conclusão da segunda fase de reabilitação do Largo do Senhor dos Aflitos e o alargamento da Avenida de Aldeia Nova. Propõe ainda eliminar as ruas em terra batida, repavimentar as vias mais degradadas, adaptar a sede da Junta para que possa acolher um Espaço do Cidadão, investir na ampliação do cemitério e continuar as melhorias das condições da escola e do jardim de infância.
Já Mário Passos deixou palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido, sublinhando que “a grande conquista do Sr. Soares não foram apenas as obras, mas sim a recuperação da harmonia e da sintonia entre as pessoas que vivem em Cruz”.

- Famalicãohá 4 dias
Associação de Integração Multicultural celebrou cinco anos a promover inclusão e diversidade
- Famalicãohá 1 semana
Ribeirão inaugurou novas instalações da sede da Junta em dia de aniversário
- Famalicãohá 4 dias
CDU defende maior valorização do comércio em reunião com a ACIF
- Famalicãohá 1 semana
Famalicão distingue enfermeira paraquedista no Dia da Cidade