Famalicão
Autárquicas: Coligação PSD/CDS apresenta candidatos e projetos em várias freguesias

A Coligação Mais Ação Mais Famalicão (PSD/CDS-PP prosseguiu, na última semana, com a apresentação pública dos seus candidatos às juntas de freguesia do concelho, tendo passado por Seide, Bairro, Esmeriz, Novais, Pousada de Saramagos, Brufe e Lagoa, em cerimónias que contaram com a presença do recandidato à Câmara Municipal, Mário Passos.
Seide
Em Seide, foi apresentada Ana Luísa Freitas que disse querer continuar o caminho iniciado em 2013 com a criação da União de Freguesias. “Acredito que podemos continuar a construir uma freguesia coesa, onde S. Miguel e S. Paio são uma só voz”, afirmou.
Com uma equipa com rostos conhecidos, “com provas dadas” e gente jovem “com ideias novas”, Ana Luísa Freitas que fez parte da equipa autárquica liderada por Tomás Sousa nos últimos 12 anos, assegura a continuidade da dinamização de “projetos, de apoio a quem precisa, de melhoria dos espaços e de valorização do nosso território”.
Mário Passos, por seu lado, disse não ter dúvidas de que Ana Freitas “dará a melhor continuidade ao excelente trabalho desenvolvido em Seide por Tomás Sousa”. Reafirmou ainda o seu compromisso de fazer mais pelo território, de “forma ambiciosa e equilibrada, sem deixar ninguém para trás”.
Bairro

Em Bairro, Agostinho Fernandes oficializou a sua candidatura à Junta, prometendo proximidade, habitação acessível e novos equipamentos para a freguesia.
Agostinho Fernandes, que não se apresentou como um simples candidato, mas como alguém moldado pela vida da freguesia. “Sempre estive aqui: a escutar, a resolver, a construir. Quero continuar a ser um de vós”.
As prioridades da sua candidatura passam pela aposta na habitação acessível, com novos fogos habitacionais já em construção; a criação de espaços verdes qualificados, com a valorização do Parque António Sampaio Nogueira; o reforço dos cuidados de saúde de proximidade, através da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC – Terras de Camilo); e a construção de um Pavilhão Multiusos, pensado para acolher a vitalidade do tecido associativo, da juventude e da população sénior.
Rui Pacheco Alves, atual presidente da Junta de Freguesia, teceu palavras de apreço ao candidato, sublinhando a sua dedicação à freguesia e a qualidade humana que o caracteriza.
Também Mário Passos elogiou Agostinho Fernandes, evidenciando a continuidade que representa, o conhecimento profundo do território e o compromisso autêntico com a população.
Esmeriz

“Se me derem essa confiança, dou-vos a minha palavra: não vos falho.” Foi com esta promessa que Francisco Carneiro apresentou sua candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Esmeriz.
Tesoureiro do executivo local entre 2013 e 2017 e, até hoje, membro da Assembleia de Freguesia, o candidato da coligação ‘Mais Ação Mais Famalicão’, afirmou que não é a ambição pessoal que o move, mas sim um compromisso genuíno com Esmeriz e com o bem comum. E apresentou um plano de ação centrado em três pilares fundamentais: “Esmeriz que cuida, Esmeriz com futuro e Esmeriz com alma”.
O projeto inclui medidas concretas como as bolsas de estudo para o ensino superior, um novo polo desportivo e centro comunitário multifuncional, a requalificação da zona ribeirinha, a criação da Praça de S. Pedro, mais cultura, mais desporto, mais espaços verdes e um “verdadeiro investimento na qualidade de vida dos esmerizenses”.
Entre os presentes, Mário Passos aplaudiu Francisco Carneiro e manifestou-lhe total apoio e confiança. “Só o Francisco aqui na Junta de Freguesia e eu na Câmara Municipal somos a garantia de continuidade e de um futuro melhor para o concelho”, afirmou.
Novais

Com a emoção de quem cresceu em Novais, Gustavo Lemos, de 49 anos, oficializou a candidatura à presidência da Junta de Freguesia.
Entre as propostas apresentadas, destacam-se sete áreas-chave de desenvolvimento, com medidas como a criação do novo parque de lazer do VAES, pensado como espaço intergeracional de convívio, lazer e inclusão; a requalificação do Parque 1º de Maio e do Tanque da Saldanha, com preocupação pela segurança e valorização histórica; a instalação de novos ecopontos e campanhas de sensibilização ambiental; a construção de passeios pedonais e a revisão da sinalização toponímica e um novo parque desportivo juvenil no antigo Campo da Petanca.
Na vertente social, destaca-se a criação do Cheque Bebé como incentivo à natalidade; uma Loja Social para recolha e distribuição de bens essenciais; um Gabinete de Apoio ao Cidadão, com ajuda em processos como IRS, IMI, pensões ou subsídios; o Táxi Solidário, para transporte gratuito de idosos e doentes e a instalação de um terminal multibanco.
Gustavo Lemos sublinhou também a importância da transparência, com a publicação de todos os relatórios financeiros online, assim como a implementação de um Orçamento Participativo, com 10 mil euros anuais para projetos escolhidos diretamente pelos cidadãos.
“Não venho com ideias vagas. Venho com vontade de ouvir, de agir, de aproximar. De trazer energia nova, mas com os pés assentes no chão. De respeitar o que existe e melhorar o que é preciso”, disse o candidato.
Por sua vez, Mário Passos elogiou o projeto de Gustavo Lemos, caracterizando-o como “sério, equilibrado e realista”.
Pousada Saramagos

“Recandidato-me porque o trabalho iniciado tem de ser continuado. Temos na Câmara Municipal e no presidente Mário Passos parceiros de confiança para concretizar os projetos que temos para Pousada”. Foi desta forma que José Pereira apresentou a sua candidatura a um novo mandato à frente da Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos.
Do trabalho feito nos últimos quatro anos, o autarca destacou os investimentos na Escola Básica e na rede viária, trabalho a que quer dar continuidade com a conclusão do projeto da nova ponte do Outeiro e a abertura da nova rua com ligação à rua da Cruz, alternativa à EN 206.
Do manifesto eleitoral elegeu a construção do parque de lazer e do espaço multiusos como prioridades para os próximos quatro anos.
Mário Passos disse estar em total sintonia com os projetos para a freguesia e elogiou o trabalho e liderança de José Pereira. “É obra feita que deve ter continuidade”.
O candidato da coligação “Mais Ação. Mais Famalicão” à Câmara Municipal sublinhou o esforço feito para sensibilizar o governo português para a necessidade de intervenção na Estrada Nacional 206, que atravessa a freguesia. “Há 4 anos comprometi-me a fazer todos os esforços para que a intervenção na EN206 fosse concretizada, para que esta via ofereça todas as condições de segurança às pessoas. Comprometi-me a investir nos cuidados de saúde primários e avançamos com a nova Unidade de Saúde em Joane, que vai servir aqui Pousada de Saramagos. Aqui há obra feita, um trabalho que resulta desta sintonia com as juntas de freguesia, com quem projetamos o futuro”, disse.
Brufe

Licenciado em Recursos Humanos e atualmente com 57 anos, Carlos Gomes avança para um terceiro mandato à frente da Junta de Freguesias de Brufe “por ter a consciência de que ainda temos muito caminho para percorrer, porque sei do que sou capaz, porque amo a minha terra e porque sei que tenho uma equipa comigo que também ama a sua terra e sabe lidar com as pessoas”.
Carlos Gomes disse querer que a Junta de Freguesia continue a assumir um papel determinante na vida da população e anunciou a criação do “Local do Cidadão” já a partir do dia 1 de setembro, para a prestação de mais de uma centena de serviços aos cidadãos.
O candidato e atual presidente da Junta lembrou o trabalho feito nos últimos anos, destacando o investimento de mais de 3 milhões de euros na construção da nova escola, o futuro parque de lazer que irá nascer mesmo ao lado, a futura Casa Mortuária, “cujo projeto está concluído e será finalmente uma realidade”.
“Brufe tem crescido e contamos hoje com mais 280 habitantes e mais 80 fogos. É um sinal claro de que Brufe é, cada vez mais, um lugar onde as pessoas querem viver”, referiu Carlos Gomes.
O candidato à Junta não esqueceu o presidente da Câmara e recandidato Mário Passos. “Tem estado sempre próximo de mim e da minha equipa, conhece profundamente os nossos desafios, os nossos objetivos e também as nossas fragilidades. Sabe exatamente onde queremos levar Brufe no futuro”, referiu.
Lagoa

Rui Faria apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da Junta de Freguesia da Lagoa, assumindo-se como “um filho da terra” pronto para liderar “com dedicação, visão e compromisso”.
Rui Faria recordou o seu envolvimento de décadas no associativismo, na cultura, no desporto e, sobretudo, junto das pessoas. Garantiu, por isso, conhecer de forma clara os desafios que a Lagoa enfrenta. “Sei o que é preciso mudar, reforçar e valorizar”, reiterou.
A conclusão da obra do Parque de Merendas, e a repavimentação das ruas em pior estado foram propostas destacadas pelo candidato para o próximo mandato. Apontou também a renovação do parque infantil e a requalificação do espaço desportivo junto à Junta de Freguesia, incluindo a construção de balneários.
Rui Faria reafirmou o apoio à recandidatura de Mário Passos à presidência da Câmara Municipal, elogiando o que descreveu como um “trabalho sério, dedicado, audaz, proativo, com visão clara para o concelho e uma entrega total às freguesias e às pessoas”. Por sua vez, Mário Passos respondeu com uma defesa dos investimentos e avanços concretizados no concelho e na Lagoa’, afirmando que “Famalicão será um verdadeiro território da felicidade” com a continuidade do trabalho conjunto.

- Famalicãohá 3 dias
Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão arranca esta sexta-feira
- Famalicãohá 2 dias
Quim Barreiros anima festa de Santo Ovídio em Avidos
- Famalicãohá 2 dias
“Imersão na Floresta” regressa ao Parque da Devesa em setembro
- Culturahá 20 horas
Madalena Serra expõe “Corpos e Rostos de Alma” no Museu Ferroviário de Lousado