Siga-nos nas redes

Famalicão

CDP de Famalicão em obras para melhorar resposta às doenças respiratórias

Publicado

em

Arrancaram, na passada sexta-feira, as obras de requalificação e ampliação do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) de Famalicão, que resultam de um investimento da Câmara Municipal de mais de meio milhão de euros, apoiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A obra estará concluída até junho do próximo ano e vai “criar muito melhores condições de atendimento na área da pneumologia, ou seja, das doenças respiratórias”, salientou António Barbosa, presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave, que esteve presente na cerimónia de assinatura do auto de consignação que assinalou o início da empreitada.

O responsável explicou que, com a reabilitação e ampliação da unidade, será possível transferir para o CDP a atividade de ambulatório do Serviço de Pneumologia do Hospital, cruzando o atendimento de natureza hospitalar com aquele que já era feito no âmbito dos cuidados de saúde primários.  “É evidente que há procedimentos que vão continuar a ter de ser feitos no Hospital, mas o dia a dia do serviço vai ser localizado aqui e vai proporcionar melhores condições aos nossos profissionais e utentes”, acrescentou. 

António Barbosa salienta ainda a importância desta intervenção para dar resposta a um aumento das doenças do foro respiratório, onde tem havido “maior pressão, fruto do envelhecimento da população”. “Vamos ter condições para atender mais e com melhores equipamentos porque, no âmbito de um projeto que também estamos a concretizar no Hospital, o Serviços e Pneumologia vai beneficiar de uma renovação importante dos equipamentos, inclusivamente vamos começar a fazer técnicas que neste momento não fazemos”, anunciou. 

O edifício do CDP terá um piso térreo totalmente reorganizado com receção, sala de espera, três gabinetes médicos, uma sala de tratamentos e uma sala de espirometria. Para além disso, serão criadas áreas de apoio e acessos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida, bem como a instalação de sistemas de climatização, ventilação e renovação de ar.

O edil famalicense, Mário Passos, falou de um plano de ação “muito exigente e ambicioso” de melhoria da rede de cuidados de saúde primários no concelho, que continuaesta segunda-feira, com o arranque de mais uma obra: a requalificação da Unidade de Cuidados de Saúde de Lousado, num investimento de cerca de 800 mil euros. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos