Siga-nos nas redes

Famalicão

Eduardo Oliveira promete recuperar e devolver os rios à comunidade

Publicado

em

Na manhã do passado domingo, Eduardo Oliveira, candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Famalicão, realizou uma caminhada pelas margens do rio Pelhe, acompanhado pelos candidatos Simão Mendes (Vale São Martinho), Carla Silva (Gavião) e António Ferreira (União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela), bem como de membros das equipas e do mandatário do Desporto, o ciclista Filipe Brito.

 O percurso incluiu a nascente, antigos moinhos devolutos e vários troços onde se verificou a presença abundante de ervas invasoras, focos de poluição e falta de vegetação ribeirinha ao longo das margens e do leito do rio, refere a candidatura em nota enviada à imprensa.

No parque da nascente, foi sublinhada a importância de consolidar a Estrutura Ecológica Municipal (EEM) de nível fundamental, como base para a recuperação ambiental e valorização do ecossistema local.

Eduardo Oliveira, Simão Mendes, Carla Silva e António Ferreira manifestaram preocupação com o estado atual do rio Pelhe, destacando que só com um trabalho conjunto e articulado entre todos será possível recuperar, valorizar e devolver o rio à comunidade, integrando também a recuperação dos antigos moinhos. 

Eduardo Oliveira anunciou ainda um conjunto de medidas para a recuperação e preservação dos rios do concelho, entre as quais a limpeza e despoluição dos cursos de água, garantindo melhor qualidade ambiental; a criação da figura de “guarda-rios”, com a missão de monitorizar e proteger estes espaços; a construção de passadiços pedonais e requalificação das margens, tornando os rios acessíveis à população; a requalificação de moinhos e estruturas tradicionais, resgatando o património cultural associado; e o desenvolvimento de novos espaços de lazer e contacto com a natureza ao longo dos rios.

O objetivo passa por transformar o Vale do Pelhe, na sua zona a montante, num local a visitar, com mais identidade e mais qualidade de vida para toda a comunidade.

Medidas para a mobilidade

Na última semana, o candidato socialista apresentou também, em comunicado, as suas medidas para a área da mobilidade, considerando que o centro urbano da cidade “representa um dos maiores desafios atuais, com a crescente pressão automóvel a exigir uma resposta urgente, tanto ao nível da mobilidade como da gestão do estacionamento”.

Para Eduardo Oliveira, “uma cidade que não garante deslocações eficientes e acessíveis compromete a qualidade de vida dos seus cidadãos e limita o desenvolvimento económico e social”, considerando que “é necessário adotar instrumentos estratégicos que promovam mudanças significativas na organização do trânsito e do estacionamento, regulando o quotidiano de pessoas e empresas de forma equilibrada”.

Nesse sentido, o candidato apresenta um conjunto de medidas, com destaque para a instalação de mais e melhores abrigos de passageiros, garantindo conforto e segurança a quem utiliza transportes públicos; a definição de horários para carga e descarga, de forma a reduzir a sobrecarga no trânsito em horas críticas; a implementação de uma aplicação digital de mobilidade, que permita aos cidadãos planear deslocações, consultar horários em tempo real e encontrar soluções de estacionamento; bem como a criação de soluções de estacionamento adequadas às necessidades do concelho, favorecendo a rotação no centro urbano e a comodidade dos residentes.

Eduardo Oliveira sublinha, contudo, que a mobilidade de Famalicão “vai além das fronteiras do concelho”. E continua: “A conectividade com os territórios vizinhos – Guimarães, Barcelos e Braga – é essencial para reduzir o tráfego nas estradas nacionais, melhorar a qualidade de vida e aproximar os concelhos. Para tal, é fundamental estudar a viabilidade de um metro de superfície ou de alternativas de transporte intermunicipal sustentáveis, que reforcem as ligações, diminuam a dependência do automóvel e promovam um desenvolvimento mais integrado da região”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos