Siga-nos nas redes

Publicidade

Os aeroportos de onde voar e os que devem ser evitados: Os 25 aeroportos mais bem e pior classificados da Europa, de acordo com as avaliações do Google

Publicado

em

#pub

Numa altura em que a dinâmica da aviação europeia está em constante evolução, muitos aeroportos estão a adaptar-se e a inovar para melhorar a experiência dos viajantes. Mas alguma vez se perguntou quais são os melhores e os piores na Europa? Para sua sorte temos a resposta.

A Holidu, o portal de reservas para casas de férias, analisou os dados das avaliações dos utilizadores do Google Maps relativamente a 100 dos aeroportos mais movimentados da Europa para compilar a sua lista anual dos 25 melhores e piores aeroportos.

Os 5 melhores aeroportos da europa:

  1. Aeroporto de Istambul, Istambul, Turquia
    Google Maps Classificação: 4.4
    Número de avaliações: 106.543

Com mais de 100.000 avaliações e uma classificação média de 4,4 no Google Maps, o Aeroporto de Istambul é o aeroporto mais bem avaliado da Europa – mantendo a sua posição do ano passado. O aeroporto tem sido elogiado pela sua modernidade e dimensão, com os seus terminais espaçosos e limpos, bem como o seu design arquitetónico contemporâneo que impressiona os visitantes. Os avaliadores também elogiam frequentemente a organização do aeroporto, destacando as barreiras automáticas para a emissão de bilhetes, a sinalização clara e a disposição bem planeada que ajudam a reduzir as filas de espera e a confusão.

  1. Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, Porto, Portugal
    Google Maps Classificação: 4.4
    Número de avaliações: 30,153

O Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, apesar de lidar com um grande número de viajantes, é frequentemente elogiado pelos seus terminais bem planeados e pelos curtos tempos de espera. Um novo edifício do terminal, vários balcões de check-in self-service e uma linha de segurança rápida reduzem os tempos de espera e asseguram uma viagem tranquila pelo aeroporto. A rapidez com que o pessoal trata do check-in e da segurança é também um fator de destaque para os passageiros.

  1. Aeroporto de Helsínquia, Helsínquia, Finlândia
    Google Maps Classificação: 4.4
    Número de avaliações: 17,728

Subindo cinco lugares em relação ao ano passado, para a terceira posição, o Aeroporto de Helsínquia é elogiado pelos seus interiores espaçosos e limpos, com sinalização clara e layouts intuitivos que ajudam a orientar os visitantes.
O aeroporto é conhecido por incorporar uma operação de terminal único de fácil utilização, em que um terminal acolhe tudo sob o mesmo teto – desde o check-in até às chegadas. Os avaliadores também elogiam a eficiência do aeroporto, notando controlos de segurança rápidos e fáceis, equipados com equipamento de digitalização “de ponta”.


Os 5 piores aeroportos da europa:

  1. Aeroporto Internacional de Heraklion, Creta, Grécia
    Google Maps Classificação: 2.6
    Número de avaliações: 25,293

Com o número de turistas em Creta a aumentar ano após ano, o Aeroporto de Heraklion é frequentemente descrito como estando “sobrelotado” e demasiado pequeno para lidar com o número crescente de turistas. Muitos críticos expressam a necessidade de renovação, indicando que os terminais parecem antigos e “básicos”. Além disso, a falta de lugares sentados, de ar condicionado a funcionar em pleno e de boa sinalização contribuem para aquilo a que os passageiros chamam a natureza “caótica” do aeroporto, sendo que a pequena dimensão dos terminais “congestionados” também leva a longas filas de espera para a segurança e para o embarque.

  1. Aeroporto de Bordeaux-Mérignac, Bordeaux, França
    Google Maps Classificação: 3.0
    Número de avaliações: 16,582

Com uma classificação de 3,0 no Google Maps, o Bordeaux-Mérignac é considerado o segundo pior aeroporto da Europa. Isto deve-se provavelmente ao seu terminal Billi, atualmente em construção e, por isso, tem casas de banho, instalações e espaço reduzidos. Muitas queixas centram-se nas opções limitadas de comida e bebida, no ar condicionado deficiente e nos lugares sentados mínimos, que tornam a espera desconfortável. Algumas críticas destacam a fraca limpeza em todo o aeroporto, com um crítico, Jonny Tindal, escreveu: “parece que não limpam este sítio há anos”. Os críticos também referem que a sobrelotação do aeroporto resulta frequentemente num “engarrafamento caótico” no controlo de segurança e de passaportes.


Simon Dreschel, presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Bordéus, fez a seguinte declaração sobre a classificação: “Desde 2023, o Aeroporto de Bordéus tem efetuado uma profunda transformação da sua qualidade de serviço. Plenamente conscientes dos passos que ainda estão por dar, a nossa ambição é prosseguir – com rigor e consistência – um plano de investimento sem precedentes de 260 milhões de euros no aeroporto. Os indicadores de qualidade do aeroporto fazem agora parte da cultura da empresa e melhoram ano após ano. Os efeitos destas ações concretas ainda não se fazem sentir na classificação, que não tem em conta a dinâmica dos últimos 3 anos e pondera 15 anos de avaliações do Google muito antes das melhorias. Foram lançados vários projetos estratégicos para modernizar as nossas infraestruturas, visando os melhores padrões internacionais: reconfiguração da viagem do passageiro para maior fluidez e conforto, criação de uma verdadeira zona comercial rica em termos de ofertas de marcas e, sobretudo, mais instalações para a experiência do passageiro. Muitos projetos concretos servem para redesenhar a experiência aeroportuária”.

  1. Aeroporto de Bruxelas Sul Charleroi, Bruxelas, Bélgica
    Google Maps Classificação: 3.1
    Número de avaliações: 23,202

O Aeroporto de Bruxelas Sul de Charleroi, tal como muitos dos outros aeroportos desta lista, também se debate com a gestão do aumento do número de passageiros. Originalmente concebido para acomodar cerca de 6 milhões de passageiros, o aeroporto tem enfrentado um número recorde de viajantes nos últimos anos, o que tem causado congestionamento e longos tempos de espera. De acordo com algumas críticas, o aeroporto também tem por vezes falta de pessoal, o que pode levar a longos tempos de espera na segurança. Um utilizador do Google Maps, Tomáš Kouba, referiu que “devido à falta de pessoal no controlo de segurança, as companhias aéreas aconselham a chegada pelo menos 3 horas antes da descolagem”.

Metodologia
Esta classificação foi criada através da recolha da pontuação média das avaliações do Google Maps e do número de avaliações dos 100 aeroportos mais movimentados da Europa, com base no número de passageiros. Utilizando estes dados do Google Maps, classificámos cada aeroporto da classificação mais alta para a mais baixa, dando prioridade aos que têm mais críticas. Todos os aeroportos na Rússia, Ucrânia e aeroportos não operacionais foram excluídos desta classificação. Os dados foram recolhidos em junho de 2025.

#pub

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos