Cultura
Câmara avança com obras de renovação e restauro na Casa de Camilo
A Câmara Municipal de Famalicão anunciou, esta semana, que avançou com obras de renovação e restauro na Casa Museu de Camilo Castelo Branco, em Seide. A intervenção incide na Quinta e na Casa dos Caseiros, observando a traça original do edifício, e surge a pouco tempo de se assinalarem 106 anos sobre o grande incêndio que destruiu quase por completo a moradia onde Camilo Castelo Branco viveu entre o inverno de 1863 e a data da sua morte, a 1 de junho de 1890.
“Trata-se de uma obra de enorme relevância e que espelha bem a aposta cultural do município na preservação e valorização do património camiliano. Um trabalho incessante e apaixonante que tem atravessado gerações, motivado pelo valor da obra de Camilo Castelo Branco e pelo interesse que sempre suscitou a sua atribulada existência”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
A empreitada, que arrancou na passada segunda-feira, insere-se na candidatura “Rota Camilo: Valorização da Casa-Museu e Cemitério da Lapa”, recentemente aprovada no âmbito do programa operacional Norte 2020, sendo cofinanciada através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Com um investimento de cerca de 320 mil euros e um prazo de execução de um ano, a obra diz respeito à remodelação, ampliação e arranjos exteriores da Casa de Camilo.
“É uma obra de arquitetura que vai valorizar ainda mais este lugar da vida e da ficção camilianas. O restauro da casa dos caseiros e a renovação da quinta permitirá, não só oferecer aos visitantes um cenário tão semelhante quanto o que Camilo experienciou, mas permitir que com essas novas infraestruturas possamos diversificar ainda mais a oferta pedagógica, cultural e científica da instituição para o melhor conhecimento da vida e da produção literária do escritor, além do período histórico em que viveu”, sublinha Paulo Cunha.
Refira-se que Camilo Castelo Branco residiu na casa de Seide S. Miguel cerca de 26 anos. Aqui chegou por amor, aqui escreveu, viveu com a família e aqui pôs termo à vida.
- Famalicãohá 2 dias
Famalicão volta a ser distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI
- Famalicãohá 1 semana
Nova esquadra da PSP vai permitir “polícias mais motivados e aumento da segurança”
- Culturahá 1 semana
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desportohá 2 dias
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais