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Famalicão: Programa Acompanhar já chega a 7,4% da população estudantil

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O Programa Acompanhar pretende tem como objetivo potenciar e apoiar os estabelecimentos de ensino do concelho na implementação de projetos de boas práticas na área do acompanhamento e inclusão inteligente de alunos em especial situação de risco ou que não estão integrados em qualquer tipo de resposta socioeducativa complementar.

Só em 2020 foram 943 as crianças e jovens envolvidos, entre os 6 e os 21 anos e de todos os estabelecimentos de ensino do concelho, sendo que cada um destes participantes esteve envolvido em pelo menos 30 horas de capacitação, tutoria ou mentoria.

Desenvolvido há cinco anos pelo Município de Vila Nova de Famalicão, este programa já chega a 7,4 % da população estudantil de Famalicão em idade de escolaridade obrigatória.

A rede do programa tem vindo a alargar a sua ação a mais parceiros sociais e incorpora atualmente mais de duas dezenas de parceiros desde estabelecimentos de ensino, IPSS, cooperativas, organismos públicos e associações juvenis.

Do total de alunos envolvidos, 239 apresentavam pelo menos duas retenções, grande parte deles a frequentar percursos alternativos de formação. Os números são ainda mais relevantes se tivermos em conta que do total, 371 estavam em situação de risco, incluindo o risco de abandono escolar. E 45 alunos apresentavam necessidades especiais. Outros 73 jovens integraram o programa na qualidade de Tutores de Pares, jovens facilitadores de processos de inclusão inteligentes que com a sua experiência auxiliam os tutores no processo de capacitação e inclusão de jovens em risco.

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha, assinalou que “ao fim de cinco anos é possível perceber que a estratégia tem tido sucesso, não só pelo nível crescente de alunos envolvidos, mas pelo reconhecimento e empenho da comunidade escolar e pelos indicadores de envolvimento escolar que evidenciam melhorias reais e concretas de forma sustentada.” 

O Programa Acompanhar foi essencial para a excelente taxa de sucesso educativo no ano letivo de 2019/2020, que totalizou 99,36%.

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