Famalicão
Centro Social de Esmeriz assinala 20 anos com atividades para o ano inteiro
O Centro Social da Paróquia de Esmeriz assinala esta quarta-feira 20 anos de existência e preparou um programa comemorativo, que se vai estender ao longo deste ano de 2021, adaptado, naturalmente, à evolução da situação pandémica.
Foi a 17 de fevereiro de 2001 que esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) abriu portas com valências dirigidas à infância e à terceira idade, “fruto do sonho do padre Joaquim Carneiro, que é uma referência importante na terra”, refere a propósito o atual presidente da instituição, o padre Nuno Vilas Boas.
O dirigente reconhece que atualmente o Centro Social enfrenta, porventura, o maior desafio dos seus 20 anos de história, devido à pandemia de Covid 19.
É uma casa sempre cheia de crianças, mas que neste momento está vazia e silenciosa, com o encerramento da creche do pré-escolar, por determinação do atual estado de emergência. Também o serviço de Centro de Dia estava prestes a reabrir para acolher os idosos, mas este segundo confinamento impediu que isso acontecesse. A funcionar está apenas o serviço de apoio domiciliário que continua a levar as refeições e a prestar os cuidados de higiene e pessoas aos utentes.
Mesmo assim, a direção do Centro Social da Paroquial de Esmeriz e todos os que lá trabalham não esmorecem. Nesse sentido, e foi programado um conjunto de atividades para celebrar o 20º aniversário com o propósito de “deixar algo para o futuro”.
Estão previstos, já para março e abril, dois encontros de reflexão que decorrerão via Zoom, um sobre “Educar (n)a pandemia, com o padre Paulo Duarte, e o outro sobre “Educar em família”, com Juan Ambrósio. Depois, a 25 de abril, a instituição espera poder celebrar a eucaristia dos 20 anos.
Chegado o verão, para junho está previsto um espetáculo Stand Up Comedy e em julho uma caminhada a S. Bento, enquanto para setembro o objetivo é realizar uma peregrinação a Fátima com os idosos que frequentam a instituição.
Um jantar de fados em outubro, uma peça de teatro em novembro e o regresso dos “Trilhos de Esmeriz” compõe o restante programa comemorativo que encerrará em dezembro com a festa de Natal e um concerto.
Vertente solidária presente
As comemorações terão também uma vertente solidária. Assim uma percentagem da verba angariada em cada atividade será destinada a uma instituição que esteja a apoiar pessoas carenciadas, vítimas da circunstância da Covid 19. A instituição que será beneficiada ainda não foi escolhida, mas padre Nuno Vilas Boas garante que esta será uma marca do aniversário.
Os 20 anos serão ainda aproveitados para reforçar o acompanhamento aos cuidadores informais, através de formação e convívio, e para alargar o voluntariado no Centro Social com destaque para a criação de uma Liga de Amigos.
- Famalicãohá 5 dias
Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios de setembro
- Economiahá 3 dias
26º Fórum da Indústria Têxtil debate estratégias para o setor em Famalicão
- Famalicãohá 1 semana
Famalicenses convidados a realizar desejos das crianças carenciadas neste Natal
- Culturahá 5 dias
Professores da Artave e do CCM dão Concerto de Santa Cecília