Sociedade
Covid 19: Portugal em estado de calamidade a partir da meia noite
O Conselho de Ministros decretou hoje o aumento das restrições e determinou o Estado de Calamidade em Portugal. O anúncio foi feito por António Costa que referiu ainda oito medidas a entrar em vigor e destacou que a Covid-19 tem tido uma “evolução grave” no país.
Assim, a partir das 24 horas de hoje, os ajuntamentos na via pública vão ser limitados a cinco pessoas e os eventos de natureza familiar que sejam marcados a partir de hoje, como casamentos e batizados, a 50 pessoas.
Nas Universidades e nos Politécnicos, são “proibidos todos os festejos académicos e receções”.
As forças de segurança e a ASAE terão um “reforço das ações de fiscalização” do cumprimento das regras na via pública e nos estabelecimentos de restauração e serão agravadas “até 10 mil euros” as coimas às empresas que “não assegurem o escrupuloso cumprimento das regras em vigor”.
O uso de máscara na via pública vai ser “recomendado vivamente a todos os cidadãos”, bem como a utilização da aplicação StayAway Covid.
Em oitavo lugar, vai ser apresentada à Assembleia da República “uma proposta de lei a que solicitaremos uma tramitação de urgência para que seja imposta a obrigatoriedade de máscara na via pública e da app em contexto laboral e académico”.
Estas medidas visam, segundo o Primeiro-ministro “reforçar o sentido coletivo de prevenir a expansão da pandemia”.
- Famalicãohá 7 dias
Famalicenses convidados a realizar desejos das crianças carenciadas neste Natal
- Culturahá 2 dias
Professores da Artave e do CCM dão Concerto de Santa Cecília
- Famalicãohá 7 dias
Famalicão entre os municípios do país com maior eficiência financeira
- Famalicãohá 2 dias
Famalicão volta a ser distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI