Cultura
“Anima-te” regressa a Famalicão mais de 80 espetáculos ao ar livre
O Município de Famalicão vai repetir este ano a fórmula do “Anima-te”, seguida em 2020, convidando as pessoas a saírem de casa nos próximos meses e a desfrutarem de uma programação “sociocultural eclética e de qualidade com todas as condições de segurança”, anuncia a Câmara Municipal.
O “Anima-te” vai decorrer nos meses de junho, julho e agosto, com o dobro dos espetáculos em relação ao ano anterior – mais de 80 – e com uma programação que não esquece os grandes eventos que animam o verão em Famalicão e que este ano ainda não se poderão realizar nos moldes habituais devido à pandemia, como é o caso da Feira Medieval e Viking, do Festival Vaudeville Rendez-Vous, do Laurus Nobilis e das próprias Festas Antoninas que este ano se realizam neste enquadramento.
No palco do “Anima-te”, que ficará novamente instalado no Parque da Devesa, ao ar livre, junto ao lago, numa área limitada e preparada para receber cerca de 882 pessoas com todas as condições de segurança, haverá sobretudo música, cinema e circo.
No mês de junho, o grande destaque da programação vai para os mais de dez concertos para celebrar as Festas Antoninas, com Miguel Araújo e Zé Amaro como cabeças de cartaz. Haverá também o concerto de um dos grandes nomes da folk espanhola, Carlos Nuñez; o espetáculo de circo apresentado pelo INAC, e o fim de semana dedicado à Feira Medieval e Viking, entre outras atuações.
Em julho, destaque para os concertos de Toy, Maria Monda, Ana Laíns, Fingertips, para as atuações de Cristina Clara e Carminho no dia dedicado ao Festival do Fado de Famalicão, e de Godiva, Downfall Of Mankind, Vella e Lhabya no fim-de-semana dedicado ao Rock e ao Heavy Metal do Laurus Nobilis Hangover. Nota ainda para o regresso do Cinema Paraíso neste enquadramento e das noites de cinema ao ar livre que se estendem até ao mês de agosto e para as várias performances a cargo da organização do Festival Vaudeville Rendez-Vous, de 22 a 24 de julho.
No último mês, em agosto, o “Anima-te” volta a dar palco aos concertos ao pôr do sol do Devesa Sunset, com Carlos César Trio, Selma Uamusse, The Partisan Seed, Luísa Sobral, Manuel de Oliveira, Bruno Pernadas e B Fachada. Destaque também, entre outros, para os concertos de Valter Lobo, Joscho Stephan, para o cante alentejano de Pedro Mestre, e para os fins de semana dedicados a duas organizações bem conhecidas do público famalicense – o Festival Calça Ferrose ainda oMel – Piquenique das Artescom os concertos de O Bom, o Mau e o Azevedo e Fado Violado. As despedidas do Anima-te fazem-se no dia 29 de agosto, com o concerto de Tatanka, vocalista dos The Black Mamba.
Todos os espetáculos têm entrada livre, com levantamento obrigatório de ingresso no local do evento (Parque da Devesa) no período das duas horas que antecede o espetáculo. Cada pessoa poderá levantar até seis ingressos.
Recorde-se que em 2020, o recinto do “Anima-te” foi palco de 39 espetáculos, recebeu mais de 11 mil visitantes e foi distinguido com o selo “Clean & Safe” atribuído pelo Turismo de Portugal e pela Inspeção Geral das Atividades Culturais.
Programa completo da edição de 2021 do Anima-te brevemente disponível para consulta em www.famalicao.pt.
- Famalicãohá 5 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Famalicãohá 2 dias
Assembleia Municipal de Famalicão celebra o 25 de Novembro na próxima segunda-feira
- Economiahá 5 dias
Rádios já conseguem medir audiências reais em FM
- Culturahá 2 dias
Vítor Pinto Basto apresenta novo livro em Famalicão este sábado