Famalicão
Cior abre laboratórios e oficinas às crianças para despertar interesse pelas tecnologias
Alunos da turma do 3ª ano da escola Básica (BE) de Valdossos, Fradelos, participaram, no início desta semana, num workshop de eletrónica e instalações elétricas orientado por Pedro Veloso, diretor do curso de eletrónica, automação e comando da Escola Profissional Cior.
O grande objetivo desta iniciativa é despertar nas crianças o espírito de curiosidade e o interesse por questões ligadas à tecnologia, nas áreas da eletricidade, eletrónica e afins, tomando conhecimento de alguns componentes e conceitos básicos.
Neste contexto, os alunos produziram um equipamento eletrónico simples – um pisca-pisca em placa de circuito impresso, onde aprenderam a seguir um esquema eletrónico, soldar os componentes e utilizar ferramentas específicas de forma adequada.
“Ficámos surpreendidos com a capacidade de execução destes alunos tão novos, no que se refere ao jeito, interesse, cuidado e atitude demonstrados”, salientou Pedro Veloso.
Cada aluno teve a oportunidade de levar para casa o produto do seu trabalho, sendo que esta ação contou com o apoio de sete alunos da turma EL27, do 10º ano da Cior.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito de um protocolo em vigor celebrado entre o Agrupamento de Escolas de Ribeirão e a Cior tendo em vista, entre outros aspetos, criar momentos de sensibilização e motivação das crianças para questões ligadas à experimentação, pesquisa e descoberta nas áreas técnica e tecnológicas.
A próxima sessão já está agendada para o dia 7 de junho, onde as crianças irão aprender brincando com inteligência artificial aplicada a drones.
- Famalicãohá 3 dias
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 6 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 3 dias
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes
- Famalicãohá 6 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”