Famalicão
“Galinha Mourisca” na ementa de mais uma edição do Dias à Mesa
A receita da “Galinha Mourisca” que aparece descrita no livro “O Santo da Montanha”, 1866, de Camilo Castelo Branco é o prato sugerido no próximo Dias à Mesa que decorre este fim de semana, em Famalicão. Cento e cinquenta e cinco anos depois, a receita foi recuperada e reinventada numa conjugação de esforços que envolveu dois chefs da terra – Renato Cunha e Lígia Santos – o Restaurante Oprato e a Casa Museu Camilo Castelo Branco.
Famalicão, não tendo propriamente um prato identitário exclusivo do concelho, tem um vasto legado de referências históricas ligadas à restauração. Para o vereador do Turismo, Augusto Lima, “a aposta na Galinha Mourisca constitui assim uma extraordinária oportunidade para se evocar esse ADN, convocando a obra de Camilo para contar-se histórias à mesa e reforçar-se a Rota Camiliana como um produto estratégico para o município”.
Entre amanhã, dia 10 e domingo, dia 13, os famalicenses poderão apreciar este prato que será servido em sete restaurantes do concelho, que participaram em ações de qualificação e partilha da receita. Os restaurantes são os seguintes: Ferrugem; Fondue; ME.AT; Moutados; Oprato; Outeirinho e 26 Restaurante Lounge.
A ementa é harmonizada com vinhos da região e acompanhada de entradas e sobremesas genuínas da época com registo contemporâneo.
Refira-se que as primeiras referências bibliográficas à Galinha Mourisca datam do século XVI através do Livro de Cozinha da Infanta D. Maria. A Galinha Mourisca do Século XXI apresenta um renovado sabor, mas respeita os cânones e a valorização dos produtos locais.
- Famalicãohá 2 horas
CNE dá razão a queixa da Iniciativa Liberal sobre publicações do Município
- Famalicãohá 1 semana
Famalicão entre os municípios do país com maior eficiência financeira
- Famalicãohá 2 dias
Famalicão volta a ser distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI
- Famalicãohá 1 semana
Nova esquadra da PSP vai permitir “polícias mais motivados e aumento da segurança”