Famalicão
Já são conhecidos os vencedores do concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”
A segunda edição do concurso de escrita criativa “tODoS por um mundo melhor”, teve como textos vencedores, na categoria do ODS 4 “Educação de qualidade”, a turma 703 da Escola Secundária D. Sancho I, na categoria do ODS 5 “Igualdade de género”, a turma 6.º 11 da EB2,3 Júlio Brandão e, por último, na categoria do ODS 6 “Água potável e saneamento”, a turma 7ºA da EB2,3 Bernardino Machado.
A iniciativa foi dirigida aos alunos do 2º e 3º ciclo do concelho de Famalicão, promovida pela Rede Municipal de Leitura Pública de Famalicão, no âmbito do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”. Nesta segunda edição, inscreveram-se um total de 31 turmas dos Agrupamentos de Escolas de Gondifelos, D. Maria II, D. Sancho I, Camilo Castelo Branco e Padre Benjamim Salgado.
Devido ao contexto de pandemia em que nos encontramos esta edição realizou-se num formato diferente do programado. Assim, numa primeira fase foi gravado e enviado a todas as turmas inscritas a concurso um vídeo de apresentação do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo” e, numa segunda fase, um vídeo tutorial onde foi explicado “passo a passo” a dinamização da oficina de escrita criativa em contexto de sala de aulas, juntamente com o professor responsável.
Após a entrega dos trabalhos finais, o júri do concurso, constituído por Juliana Sá, técnica superior da Direção Geral do Município de Famalicão, Aurélia Azevedo, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Ribeirão e Teresa Torres, técnica superior da Rede Municipal de Leitura Pública do Município de Famalicão, selecionou os vencedores desta segunda edição. O objetivo final seria criar um conto infantojuvenil onde o tema central refletisse os ODS abordados durante o ano letivo que agora termina. De referir que este ano foram tratados os ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 5 (Igualdade de género) e ODS 6 (Água potável e saneamento).
De salientar que o objetivo final deste Concurso é a criação de uma coleção de contos interativos digitais dedicados aos ODS, os quais serão integrados numa “estante virtual”, alojada no sítio web da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Recorde-se que já se encontram disponíveis nesta “estante virtual” os três primeiros contos interativos digitais, resultantes da 1ª edição do Concurso de Escrita Criativa.
- Famalicãohá 4 dias
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia
- Famalicãohá 6 dias
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento
- Famalicãohá 3 dias
Mercado Municipal de Famalicão volta a receber campanha de adoção de árvores
- Famalicãohá 6 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes