Famalicão
Municípios de Famalicão e Trofa unem-se para reabilitação das margens do Rio Ave

Os Municípios de Famalicão e da Trofa vão celebrar um protocolo de colaboração para a elaboração do programa estratégico de recuperação e valorização das margens do Rio Ave.
Na reunião de Câmara desta quarta-feira, o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, salientou que o rio não deve ser um elemento de separação, mas sim de união entre os dois concelhos. Estão, neste momento, a ser realizados estudos sobre as áreas que se preveem intervencionadas e deverá ser realizada uma candidatura a fundos comunitários.
Relativamente à ponte da Lagoncinha, na freguesia de Lousado, o edil famalicense sublinha que a infraestrutura é “património nacional e, por isso, reclama não só atenção municipal, como também diligências da estrutura nacional, nomeadamente da tutela em matéria de património e de cultura”.
O autarca explica que a ponte da Lagoncinha é, não só um monumento, como também uma importante travessia automóvel para os habitantes de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, e, por esse motivo, devem ser encontradas alternativas.
Paulo Cunha sublinha que a proteção e valorização devida da ponte só acontecerá quando esta se tornar meramente pedonal. “É necessário uma intervenção do Ministérios das Infraestruturas, que já há muitos anos é reclamada. A solução é viável e passa pela construção de um tabuleiro alternativo, um aponte nova mais a montante ou mais a jusante, que sirva os três concelhos”, acrescentou.

- Famalicãohá 1 semana
Agrupamento de Escolas Camilo vence concurso nacional “Eu Sou Europeu”
- Desportohá 22 horas
Candidaturas abertas à Gala do Desporto de Famalicão
- Famalicãohá 1 semana
Riba d’Ave festeja o S. Pedro com Zé Amaro e David Carreira
- Famalicãohá 3 horas
Autárquicas: Coligação PSD/CDS apresenta candidatos á UF de Carreira e Bente e a Cavalões