Famalicão
Municípios de Famalicão e Trofa unem-se para reabilitação das margens do Rio Ave
Os Municípios de Famalicão e da Trofa vão celebrar um protocolo de colaboração para a elaboração do programa estratégico de recuperação e valorização das margens do Rio Ave.
Na reunião de Câmara desta quarta-feira, o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, salientou que o rio não deve ser um elemento de separação, mas sim de união entre os dois concelhos. Estão, neste momento, a ser realizados estudos sobre as áreas que se preveem intervencionadas e deverá ser realizada uma candidatura a fundos comunitários.
Relativamente à ponte da Lagoncinha, na freguesia de Lousado, o edil famalicense sublinha que a infraestrutura é “património nacional e, por isso, reclama não só atenção municipal, como também diligências da estrutura nacional, nomeadamente da tutela em matéria de património e de cultura”.
O autarca explica que a ponte da Lagoncinha é, não só um monumento, como também uma importante travessia automóvel para os habitantes de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, e, por esse motivo, devem ser encontradas alternativas.
Paulo Cunha sublinha que a proteção e valorização devida da ponte só acontecerá quando esta se tornar meramente pedonal. “É necessário uma intervenção do Ministérios das Infraestruturas, que já há muitos anos é reclamada. A solução é viável e passa pela construção de um tabuleiro alternativo, um aponte nova mais a montante ou mais a jusante, que sirva os três concelhos”, acrescentou.
- Famalicãohá 1 semana
PS reaviva ideia de Movimento Cívico pela construção de um novo hospital em Famalicão
- Famalicãohá 6 dias
Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas em Famalicão
- Famalicãohá 2 dias
Chega de Famalicão promove debate sobre cultura Woke
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira leva Posto da GNR de Famalicão ao Parlamento