Opinião
Eleições, cidade, rio Ave e inquérito
INFORMAÇÃO – Onde poderemos encontrar informação sobre as listas concorrentes aos órgãos do município? Teremos de andar à procura de lista em lista? Que pena o sítio do município não a disponibilizar. Haverá ao menos um jornal que ofereça em espaço próprio essa informação, ainda que seja por remissão?
INICIATIVA LIBERAL – O Partido Iniciativa Liberal tem o mérito de ter apresentado já 100 (cem) medidas para o concelho de Famalicão. É um mérito que tem de ser reconhecido e gostaríamos de ver também as medidas de outros partidos. Todas elas deveriam constar de programas eleitorais bem elaborados e estar devidamente justificadas, indicando prioridades. Se todas são igualmente prioritárias com muita probabilidade não são para levar a sério.
QUINTA DO MATOS I – Quinta do Matos é o nome que também se dá à zona envolvente do Tribunal Judicial de Famalicão e que se estende até ao Parque de Sinçães. Como é sabido esta zona está desde há décadas abandonada e apareceram lá recentemente dois avisos (um de pedido de demolição e outro de pedido de edificação). Pedimos informação, que ainda não chegou, sobre o que se pretende ali fazer ou desfazer.
QUINTA DO MATOS II – Entretanto recebemos a seguinte informação oficial sobre o que se projeta em geral para aquela área, que é muito extensa:
- Expandir a cidade para Norte até ao Palácio da Justiça e ao mesmo tempo prolongar o Parque de Sinçães
- Assegurar a colmatação do Bairro de S. Vicente
- As áreas de cedência deverão localizar-se junto das linhas de água
- A Avenida Eng.º Pinheiro Braga deverá ser reaqualificada, desde a Rotunda de Santo António até à Rotunda da Variante Nascente, devendo assegurar-se a introdução de um corredor ciclável
- Deverá ser garantida uma ligação viária entre a Rua Gavião Real e a Rua de São Vicente.
QUINTA DO MATOS III – Tudo o que se acaba de descrever parece interessante, mas é muito abstrato. Daqui pode resultar um bom crescimento da cidade para Norte ou algo muito mau. Vai depender da concretização e por isso devemos estar muito atentos, obter informação adequada e exprimir opinião publicamente. Ainda se vai a tempo de fazer algo bem feito, desejamos. Importa acompanhar e planear com participação dos cidadãos.
MARGENS DO AVE – Os municípios de Famalicão e Trofa juntaram-se para recuperar as margens do Rio Ave. É de aplaudir. Mas pede-se mais. Pede-se que todos os municípios por onde corre o rio Ave e os seus afluentes se associem e tenham como meta devolver a beleza e riqueza deste rio. Peixes (trutas, nomeadamente) já as teve, muito boas e poderá voltar a ter. Qual ou quais as listas do nosso concelho que inserem este objetivo no seu programa eleitoral?
INQUÉRITO ÀS 5.OOO VACINAS – Em abril deste ano de 2021 ficaram inutilizadas no centro de vacinação de Famalicão 5.000 vacinas contra a Covid 19, por um problema de avaria no frio. Foi naturalmente instaurado um inquérito. Passaram-se mais de quatro meses e não há ainda resultados. Isto não se compreende, pois não? É um atestado de incompetência ou de incúria.
- Famalicãohá 3 dias
“Acácia do Jorge” foi derrubada. Câmara abre inquérito interno
- Culturahá 1 semana
Casa das Artes de Famalicão estreia “Quem Cuida do Jardim”
- Economiahá 2 dias
Rádios já conseguem medir audiências reais em FM
- Famalicãohá 1 semana
3,7 milhões de luzes LED que vão iluminar Famalicão neste Natal